Iniciativa privada e educação pública: contribuições metodológicas para a análise de objetos de pesquisa difusos na área de política e gestão educacional

Autores

  • Oswaldo Gonçalves Junior UNESP - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - Departamento de Administração Pública. Araraquara – SP – Brasil.
  • Elie George Guimarães Ghanem Junior USP - Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação - Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação. São Paulo – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i1.6868

Resumo

Fornece elementos para uma reflexão sobre estratégias metodológicas em face de objetos de estudo que se revelam de difícil abordagem. Através de um estudo de caso em educação, procura-se mostrar que dificuldades na obtenção de informações e dados foram superados utilizando-se um modelo de análise desenvolvido. Demonstra-se que sua utilização permitiu realizar inferências mais amplas e revelar incongruências ocultas no âmbito dos debates sobre o público e o privado na educação. Pretende auxiliar a reflexão acerca de metodologias de pesquisa qualitativa para aqueles que lidam com estudos desse tipo. Conclui que as correntes expectativas da eficiência de gestão e transferência de recursos em quantidade e qualidade suficientes não se concretizaram com uma iniciativa privada empresarial no âmbito da educação pública, ainda que se tenha obtido êxito na construção de uma imagem positiva por parte dos promotores dessa ação junto a setores da opinião pública. Prevalecendo interesses de ordem comercial em detrimento das motivações declaradas da iniciativa de ajuda à educação, e mesmo não se podendo afirmar que a iniciativa tenha resultado num avanço privado redefinidor do caráter público dos sistemas atingidos, há indícios de que sua implementação represente um inédito capítulo centrado na “educação”, frente a um panorama no qual sobressaem historicamente acordos de ajuda mútua de caráter político-econômico entre Estado e iniciativa privada empresarial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

GONÇALVES JUNIOR, O.; GHANEM JUNIOR, E. G. G. Iniciativa privada e educação pública: contribuições metodológicas para a análise de objetos de pesquisa difusos na área de política e gestão educacional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 1, p. 194–205, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v9i1.6868. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6868. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos