Vídeo pedagógico interativo como prova de conceito para plataforma inteligente de ensino

Autores

  • Ana Paula Dantas Passos Mestre em Fisiologia. USP - Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências – Pós-graduação em Fisiologia. São Paulo – SP – Brasil.
  • Pedro Gandolla Mestre em Computação Aplicada. INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Pós-graduação em Computação Aplicada. São José dos Campos – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i1.6869

Resumo

O desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TICs) vem provocando inúmeras reflexões quanto a postura do professor frente a alunos habituados às tecnologias. Promover a interatividade entre aluno e materais pedagógicos e entre professor e aluno é um dos desafios que o video pedagógico O CICLO DA ÁGUA, produzido pela LIGHTRAY Multimedia, vem assumir como prova de conceito da plataforma HORUS de ensino, idealizada por GANDOLLA (2001). Neste artigo estão colocadas, de forma breve, as diretrizes e os conceitos da plataforma, bem como a estrutura da prova de conceito que o vídeo O CICLO DA ÁGUA representa para a avaliação da eficiênia pedagógica do modelo de aprendizagem proposto pela plataforma HORUS, pois o vídeo foi concebido para auto-aprendizagem pelo aluno, seus familiares e professores, e para uso em sala de aula pelo professor, o que é ilustrado pelo breve relato de experiência do uso do video por professores da prefeitura de Monteiro Lobato, município de São Paulo.

Downloads

Como Citar

PASSOS, A. P. D.; GANDOLLA, P. Vídeo pedagógico interativo como prova de conceito para plataforma inteligente de ensino. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 1, p. 205–217, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v9i1.6869. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6869. Acesso em: 25 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos