Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagem

Autores

  • Luciana Guimarães Rodrigues de Lima Doutora em Linguística Aplicada. UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro – RJ – Brasil.
  • Cristina Jasbinschek Haguenauer Doutora em Engenharia Civil. UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Comunicação. Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i1.6918

Resumo

Neste artigo, são apresentados os resultados de uma pesquisa intitulada “Comunicação, Interação e Discurso em Ambientes Virtuais de Aprendizagem”, desenvolvida junto ao Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O trabalho buscou investigar as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias da informação e foi desenvolvido com base em dados coletados por meio de questionários, entrevistas e observação do ambiente virtual de aprendizagem. A análise privilegiou os momentos de comunicação entre os agentes na Sala Online do Portal Espaço GD, a exemplo dos diálogos que acontecem nas ferramentas e-mail, chat e fórum. Os comentários feitos por meio de questionários e espontaneamente pelos alunos nos registros de e-mails, chats e fóruns foram analisados de modo a identificar núcleos de significado relacionados à percepção dos alunos sobre o ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Guimarães Rodrigues de Lima, Doutora em Linguística Aplicada. UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Doutoranda do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Linguística Aplicada pela mesma instituição. Especializada em Psicologia da Propaganda e Marketing e Arteterapia em Educação e Saúde pelas Faculdades de Humanidades Pedro II. Graduada em Licenciatura em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.Professora de Artes Visuais da Rede Municipal do Rio de Janeiro e  Professora da oficina Arte e Tecnologia do Núcleo de Arte Sebastião Bernardes de Souza Prata - Grande Otelo. Atua como pesquisadora no Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação - LATEC/UFRJ, da escola de Comunicação da UFRJ e no Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais - GERGAV, da Escola de Belas Artes da UFRJ, com o projeto Portal Espaço GD.

 

Cristina Jasbinschek Haguenauer, Doutora em Engenharia Civil. UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Comunicação. Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Doutora em Ciências de Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduada em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Leciona na Escola de Comunicação, na Escola Politécnica e no Programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação –LATEC/UFRJ e do Grupo de Pesquisa Museus Virtuais; coordena também o Núcleo Digital do PACC/UFRJ e o Núcleo de Arte Imersiva do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia LAMCE/COPPE/UFRJ.

Downloads

Publicado

19/05/2015

Como Citar

LIMA, L. G. R. de; HAGUENAUER, C. J. Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagem. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 1, p. 83–97, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i1.6918. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6918. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos