Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v10i1.6918Resumo
Neste artigo, são apresentados os resultados de uma pesquisa intitulada “Comunicação, Interação e Discurso em Ambientes Virtuais de Aprendizagem”, desenvolvida junto ao Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O trabalho buscou investigar as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias da informação e foi desenvolvido com base em dados coletados por meio de questionários, entrevistas e observação do ambiente virtual de aprendizagem. A análise privilegiou os momentos de comunicação entre os agentes na Sala Online do Portal Espaço GD, a exemplo dos diálogos que acontecem nas ferramentas e-mail, chat e fórum. Os comentários feitos por meio de questionários e espontaneamente pelos alunos nos registros de e-mails, chats e fóruns foram analisados de modo a identificar núcleos de significado relacionados à percepção dos alunos sobre o ambiente virtual de aprendizagem (AVA).Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.