Respostas das escolas aos alunos sobredotados ou com capacidades excecionais, um breve olhar sobre os olhares dos avaliadores externos

Autores

  • Augusto Patrício Lima Rocha Inspetor do IGEC - Inspeção-Geral de Educação e Ciência de Portugal. Pós-graduado em Educação Especial e em Inspeção Escolar. Lisboa – Portugal.
  • Sófia Cláudia Oliveira Sousa Psicóloga do Agrupamento de Escolas de Portel. Portel – Évora - Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i4.6946

Resumo

No ano 2012-2013, a Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGEC) através do programa Avaliação Externa de Escola avaliou 122 agrupamentos de escolas e 22 escolas não agrupadas. Para cada unidade educativa é produzido um relatório que se encontra publicitado na página web da IGEC. Em cada relatório a equipa de avaliação faz uma apreciação do funcionamento da organização educativa avaliada de acordo com nove campos de análise. Estes campos integram-se em três domínios (Resultados; Prestação do Serviço Educativo e Liderança e Gestão). Cada domínio é classificado de acordo com uma escala com cinco níveis (excelente, muito bom, bom, suficiente e insuficiente). Na última secção de cada relatório, refere-se os principais pontos fortes, bem como às áreas de melhoria. Com a finalidade de se compreender os principais dispositivos educativos existentes nas escolas singulares e agrupamentos, bem como a qualidade e natureza das respostas educativas prestadas aos alunos sobredotados, analisámos o conteúdo dos 59 relatórios da Área de Inspeção Territorial Norte. Em função dos resultados obtidos concluímos que existe um longo caminho a percorrer para que a escola seja na sua plenitude uma organização inclusiva.

Biografia do Autor

Augusto Patrício Lima Rocha, Inspetor do IGEC - Inspeção-Geral de Educação e Ciência de Portugal. Pós-graduado em Educação Especial e em Inspeção Escolar. Lisboa – Portugal.

Inspetor da IGEC.

Mestre em Educação. Pós-graduação em Educação Especial.

Pós-graduação em Inspeção Escolar

Sófia Cláudia Oliveira Sousa, Psicóloga do Agrupamento de Escolas de Portel. Portel – Évora - Portugal.

Psicóloga Escolar

Downloads

Publicado

27/04/2015

Como Citar

ROCHA, A. P. L.; SOUSA, S. C. O. Respostas das escolas aos alunos sobredotados ou com capacidades excecionais, um breve olhar sobre os olhares dos avaliadores externos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 4, p. 739–759, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v9i4.6946. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6946. Acesso em: 5 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos