Os sete saberes necessários à educação do futuro: reflexões e um novo olhar sobre o tema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.6993

Palavras-chave:

Educação. Ensinar. Saberes. Cidadania. Humanidade.

Resumo

Este artigo tem o propósito de reescrever as contribuições consensuais das personalidades universitárias nacionais e internacionais acerca das ideias de Edgar Morin que elegeu os sete saberes necessários à educação do futuro. Apresenta discussões que visam corroborar para o desenvolvimento da humanidade, da cidadania planetária e da ética indispensável ao enfrentamento das crises sociais e preservação da vida no planeta. Sensibilidade, diversidade cultural, pluralidade dos indivíduos, natureza transdisciplinar, relações e justiça sociais, preservação ambiental, os princípios e contradições do conhecimentosão temáticas necessárias e intrínsecas às práticas pedagógicas propulsoras de uma educação transformadora dos seres humanos e do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Leandro Alves de Carvalho, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC)

Docente Efetivo da Secretaria de Estado de Educação - SEEDUC/RJ.

Pesquisador Colaborador no CEFET (RJ) atuando em pesquisas relacionadas ao uso de documentários na educação científica e ambiental 

Tânia Regina Souza Rocha, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC)

Docente efetivo da Secretaria de Estado de Educação - SEEDUC/Rj

Professora Inspetora Escolar da SEEDUC/RJ

Especialista em Psicopedagogia da Educação (Fundação Educacional Rosemar Pimentel, FERP)

Presidente da Câmara de Planejamento Legislação e Normas do Conselho Municipal de Educação da Prefeitura de Volta Redonda (RJ)

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente do Ensino Superior e Pós-graduação do CEFET.

Downloads

Publicado

13/01/2017

Como Citar

LEANDRO ALVES DE CARVALHO, I.; SOUZA ROCHA, T. R.; BORGES ROCHA, M. Os sete saberes necessários à educação do futuro: reflexões e um novo olhar sobre o tema. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 103–119, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n1.6993. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6993. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.