Os sete saberes necessários à educação do futuro: reflexões e um novo olhar sobre o tema

Igor Leandro Alves de Carvalho, Tânia Regina Souza Rocha, Marcelo Borges Rocha

Resumo


Este artigo tem o propósito de reescrever as contribuições consensuais das personalidades universitárias nacionais e internacionais acerca das ideias de Edgar Morin que elegeu os sete saberes necessários à educação do futuro. Apresenta discussões que visam corroborar para o desenvolvimento da humanidade, da cidadania planetária e da ética indispensável ao enfrentamento das crises sociais e preservação da vida no planeta. Sensibilidade, diversidade cultural, pluralidade dos indivíduos, natureza transdisciplinar, relações e justiça sociais, preservação ambiental, os princípios e contradições do conhecimentosão temáticas necessárias e intrínsecas às práticas pedagógicas propulsoras de uma educação transformadora dos seres humanos e do mundo.


Palavras-chave


Educação. Ensinar. Saberes. Cidadania. Humanidade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.6993



Direitos autorais 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

 

Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

DOI Prefix: 10.21723/riaee

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.