Formação de educadores(as): a importância das imagens na escola básica

Autores

  • Maria Cristina Luiz Ferrarini 1Mestranda em Educação. UFSCar - Universidade Federal de São Carlos - Programa de Pós-Graduação em Educação. São Carlos – SP – Brasil.
  • Renata Maria Moschen Nascente UFSCar - Universidade Federal de São Carlos - Programa de Pós-Graduação em Educação. São Carlos – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i2.7033

Resumo

Este trabalho reporta-se a uma formação continuada de docentes e equipes gestoras de escolas da Secretaria Estadual de Educação – SEE/SP de uma Diretoria de Ensino do interior do estado de São Paulo, Brasil. É uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória que tem como objetivo problematizar a importância do uso de imagens na educação básica. Os dados foram obtidos por meio de relatos de observações de encontros formativos, questionários respondidos pelos participantes e algumas entrevistas semiestruturadas. A formação, oferecida por meio de aulas dialogadas e oficinas temáticas em dez encontros de três horas cada, faz parte de uma pesquisa em andamento sobre cultura visual nos ensinos fundamental e médio e teve como objetivo aproximar os (as) educadores (as) de questões relacionadas aos modelos de análise crítica das imagens. Destacam-se três aspectos na análise dos dados levantados durante o curso: o primeiro diz respeito à utilização dos materiais didáticos como facilitadores e articuladores de conhecimentos, ou como motivadores para uma compreensão e desenvolvimento de uma atitude crítica. O segundo está relacionado ao exercício da pluralidade da visão que pode originar novas bases sobre as quais se podem constituir uma escola mais democrática e mais inclusiva. E, por fim, o terceiro, relacionado à importância dos educadores compreenderem e desenvolverem uma postura crítica frente ao universo imagético uma vez que orientarão os (as) educandos (as) no desenvolvimento de suas próprias posturas frente a esse mesmo universo.

Downloads

Publicado

13/06/2014

Como Citar

FERRARINI, M. C. L.; NASCENTE, R. M. M. Formação de educadores(as): a importância das imagens na escola básica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 2, p. 236–246, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v9i2.7033. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7033. Acesso em: 25 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos