Formação de educadores(as): a importância das imagens na escola básica
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v9i2.7033Resumo
Este trabalho reporta-se a uma formação continuada de docentes e equipes gestoras de escolas da Secretaria Estadual de Educação – SEE/SP de uma Diretoria de Ensino do interior do estado de São Paulo, Brasil. É uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória que tem como objetivo problematizar a importância do uso de imagens na educação básica. Os dados foram obtidos por meio de relatos de observações de encontros formativos, questionários respondidos pelos participantes e algumas entrevistas semiestruturadas. A formação, oferecida por meio de aulas dialogadas e oficinas temáticas em dez encontros de três horas cada, faz parte de uma pesquisa em andamento sobre cultura visual nos ensinos fundamental e médio e teve como objetivo aproximar os (as) educadores (as) de questões relacionadas aos modelos de análise crítica das imagens. Destacam-se três aspectos na análise dos dados levantados durante o curso: o primeiro diz respeito à utilização dos materiais didáticos como facilitadores e articuladores de conhecimentos, ou como motivadores para uma compreensão e desenvolvimento de uma atitude crítica. O segundo está relacionado ao exercício da pluralidade da visão que pode originar novas bases sobre as quais se podem constituir uma escola mais democrática e mais inclusiva. E, por fim, o terceiro, relacionado à importância dos educadores compreenderem e desenvolverem uma postura crítica frente ao universo imagético uma vez que orientarão os (as) educandos (as) no desenvolvimento de suas próprias posturas frente a esse mesmo universo.Downloads
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