Uma análise da modelagem como uma situação a-didática

Autores

  • Markus Benedito Santos Dias UFPA - Universidade Federal do Pará. Instituto em Educação Matemática e Científica. Belém – PA –Brasil.
  • Adilson Oliveira do Espírito Santo UFPA - Universidade Federal do Pará. Instituto em Educação Matemática e Científica. Belém – PA –Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i2.7040

Resumo

O presente artigo, de característica teórica, tem o objetivo de divulgar uma pesquisa de mestrado acadêmico concluída em agosto de 2013 pelos autores acima citados (orientando e orientador, respectivamente), cujo objetivo foi de caracterizar a Modelagem Matemática com suporte da Etnomatemática como uma situação a-didática de acordo com o olhar da TSD. Nesse caminhar, ao analisar as publicações de autores que em determinado foi verificado a possibilidade desse entrelaçamento ao seguir as etapas (dialéticas) indicadas pela Teoria das Situações Didáticas (TSD). Após essas argumentações, é apresentada uma atividade de Modelagem envolvendo o tema da carpintaria naval desenvolvida no município de Abaetetuba-Pará em que se procura representar a matemática (não escolar) praticada pelo mestre-artesão por meio da matemática difundida na cultura escolar. Por fim, após as reflexões e demonstrações realizadas em nossas conclusões, pode-se reconhecer a Modelagem com aporte da Etnomatemática como uma situação a-didática pelo fato, dentre outros, de permitir ao aluno a possibilidade de construir o seu próprio conhecimento por meio de situações provenientes do seu meio cultural, permitindo o uso dessas “diferentes” matemáticas de acordo com o contexto apresentado, sem que uma domine a outra.

Downloads

Publicado

13/06/2014

Como Citar

DIAS, M. B. S.; ESPÍRITO SANTO, A. O. do. Uma análise da modelagem como uma situação a-didática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 2, p. 355–364, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v9i2.7040. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7040. Acesso em: 25 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos