Uma análise da modelagem como uma situação a-didática
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v9i2.7040Resumo
O presente artigo, de característica teórica, tem o objetivo de divulgar uma pesquisa de mestrado acadêmico concluída em agosto de 2013 pelos autores acima citados (orientando e orientador, respectivamente), cujo objetivo foi de caracterizar a Modelagem Matemática com suporte da Etnomatemática como uma situação a-didática de acordo com o olhar da TSD. Nesse caminhar, ao analisar as publicações de autores que em determinado foi verificado a possibilidade desse entrelaçamento ao seguir as etapas (dialéticas) indicadas pela Teoria das Situações Didáticas (TSD). Após essas argumentações, é apresentada uma atividade de Modelagem envolvendo o tema da carpintaria naval desenvolvida no município de Abaetetuba-Pará em que se procura representar a matemática (não escolar) praticada pelo mestre-artesão por meio da matemática difundida na cultura escolar. Por fim, após as reflexões e demonstrações realizadas em nossas conclusões, pode-se reconhecer a Modelagem com aporte da Etnomatemática como uma situação a-didática pelo fato, dentre outros, de permitir ao aluno a possibilidade de construir o seu próprio conhecimento por meio de situações provenientes do seu meio cultural, permitindo o uso dessas “diferentes” matemáticas de acordo com o contexto apresentado, sem que uma domine a outra.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.