Uma discussão de forma lúdica, sobre a sexualidade e métodos preventivos-contraceptivos com adolescentes da rede estadual de ensino

Autores

  • Giuliano Roberto da Silva Doutorando em Promoção de Saúde. UNIFRAN - Universidade de Franca. Franca – SP – Brasil
  • Júlia Moretto Amâncio Professora adjunta de Gestão de Políticas Públicas. UFLA - Universidade Federal de Lavras. Departamento de Administração e Economia. Lavras – MG – Brasil.
  • Líbia Aparecida Carlos Professora efetiva na Rede Municipal na cidade de Lavras – Secretaria Municipal - Lavras – MG – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i3.7085

Resumo

Neste estudo foi feito uma experiência prática no campo da “Educação Física Escolar”, explorando a sexualidade em jovens de 13 a 15 anos de idade de uma escola de Minas Gerais. O objetivo foi fornecer informações, promovendo discussões a respeito de assuntos relacionados com sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, namoro versus ficar, e o uso de métodos preventivo-contraceptivos, contribuindo para boa educação sexual dos jovens. Foram empregados: palestra sobre sexualidade, dinâmica de grupo, debates e demonstração de métodos preventivo-contraceptivos e a utilização de um jogo lúdico didático de perguntas e respostas com o objetivo de medir o conhecimento adquirido durante as oficinas práticas. Ao final percebeu-se aumento no nível de conhecimento dos adolescentes, favorecendo a adoção de boas práticas de comportamento sexual responsável e preventivo.

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Biografia do Autor

Giuliano Roberto da Silva, Doutorando em Promoção de Saúde. UNIFRAN - Universidade de Franca. Franca – SP – Brasil

Atualmente está Doutorando "Stricto Sensu" em Promoção de Saúde na Universidade de Franca - UNIFRAN - Franca SP (2014), Mestrado "Stricto Sensu" em Biotecnologia em Saúde na Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR - Três Corações MG (2008), Especialização "Lato Sensu" em Ginástica Especial Corretiva pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - UNIFMU - São Paulo SP (2000), Especialização "Latu Sensu" em Diversidade e Gênero na Escola - Universidade Federal de Lavras - UFLA e Universidade Aberta do Brasil - UAB - Lavras MG (2011). Possui graduação "Licenciatura Plena" em Educação Física pela Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON - Lavras MG (1998), Professor Faixa Preta 3º DAN de TAEKWONDO - Belo Horizonte MG (2012), Professor Faixa Preta 1 DAN de NINJUTSU - Nepomuceno MG (2012). É Professor da Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON (Lavras-MG), Professor da Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS (Alfenas-MG), Professor da Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR (Três Corações - MG), Professor da Rede Estadual de Ensino Efetivo na Escola Estadual Coronel Joaquim Ribeiro (Nepomuceno-MG), Professor das Academias Espaço Saúde (Nepomuceno-MG) e Gym Center (Lavras-MG). No momento suas atividades principais são: Docência Universitária (Graduação e Pós-Graduação), Educação Física Escolar (Ensino Fundamental), Avaliador Físico, Montagem de Programa de Treinamento (Musculação) e Artes Marciais (TAEKWONDO) e (NINJUTSU). Tem experiência nas seguintes disciplinas em nível Universitário Superior de Graduação: Atletismo, Ginástica Geral, Ginástica Especial Corretiva, Psicomotricidade, Lutas e Artes Marciais, Musculação, Socorros Urgentes, Prática de Formação, Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico, Estágio Supervisionado, Prescrição de Exercício para Atividade Individualizada (Personal Trainer), Motricidade Humana, Treinamento Desportivo, e em nível de Pós Graduação (Latu Sensu): Atividade Física para Grupos Especiais (Hipertensos, Cardiopatas, Obesos, Dislipidemias, Problemas Posturais e Articulares, Problemas do Aparelho Respiratório (Bronquite e Asmáticos), Diabéticos e Terceira Idade).

Júlia Moretto Amâncio, Professora adjunta de Gestão de Políticas Públicas. UFLA - Universidade Federal de Lavras. Departamento de Administração e Economia. Lavras – MG – Brasil.

Professora Adjunta da área de Gestão de Políticas Públicas do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras. Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, na área de Cultura e Política (2013), com o trabalho intitulado "Dinâmicas Políticas Microterritoriais: organizações comunitárias e acesso às políticas públicas na cidade de São Paulo" que analisou as ações coletivas empreendidas por moradores de regiões vulneráveis em busca da melhoria de serviços públicos e da garantir de seus direitos coletivos. Possui bacharelado em Ciência Política e Sociologia, ambos pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Mestre em Ciência Política (2008) pela mesma Universidade de Campinas publicou em vários periódicos nacionais e internacionais sua pesquisa sobre os convênios e as parcerias firmadas entre o poder público e entidades da sociedade civil para a gestão de políticas sociais, analisando o caso da Assistência Social em São Paulo. Possui especialização em metodologia de pesquisa e teoria política contemporânea pelas universidades de Sussex (Inglaterra), Syracuse (EUA) e Brown (EUA). Faz parte do Núcleo de pesquisa Democracia e Ação Coletiva do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), coordenado pelo prof. Dr. Adrian Gurza Lavalle e do Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva da Unicamp, coordenado pela Profa. Dra. Luciana Ferreira Tatagiba. Desenvolveu pesquisas sobre Orçamento Participativo em Campinas, sob orientação da Prof. Dra. Evelina Dagnino; Participação Social e Reforma do Estado no Brasil, sob orientação da Profa. Dra. Luciana Tatagiba; Cultura e Política nos anos 1960, sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Ridenti; Controle Social sobre a prestação de serviços públicos em São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Peter Houtzager; Associativismo e redes sociais, sob orientação do Prof. Dr. Adrian Gurza Lavalle. Tem experiência e interesse em pesquisas sobre as relações entre sociedade civil e instituições políticas, sobretudo em políticas sociais, tendo atuado em outras pesquisas sobre políticas de saúde, assistência social, educação, orçamento participativo e conselhos gestores de políticas públicas. Também possui experiência em coordenação e organização de equipes de pesquisa de campo, produção de bancos de dados e análise; e na capacitação de Conselheiros Gestores para o exercício do controle social em diversas áreas, tendo atuado como Consultora do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para a capacitação de conselheiros do programa Bolsa Família, além de outras iniciativas com o mesmo intuito formativo em parceria com o CEBRAP. Também atuou como assistente de pesquisas longitudinais na área de políticas sociais pelo Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED) da Faculdade de Educação da Unicamp e pela MDA Pesquisa (Lavras). Já atuou como orientadora do Curso de Pós-Graduação Latu Senso em Gênero e Diversidade na Escola nas Disciplinas de Educação em e para Direitos Humanos e Gênero, promovido pelo Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Lavras. Foi Professora Temporária de Sociologia e Ciência Política do Departamento de Ciências Humanas na Universidade Federal de Lavras e coordenadora do Grupo de Estudos em Ciência Política na área de Administração Pública. Atuou no ensino à distância em disciplinas de graduação nas áreas de sociologia, ciência política e políticas públicas nesta universidade. Tem experiência em consultorias especializadas para o SENAR - MG e do Ministério do Desenvolvimento Social.

Líbia Aparecida Carlos, Professora efetiva na Rede Municipal na cidade de Lavras – Secretaria Municipal - Lavras – MG – Brasil

Líbia Aparecida Carlos possui graduação Plena em Letras pela UNILAVRAS - Lavras MG (1983), especialização em Língua Portuguesa pela Faculdade de Educação São Luís -Jaboticabal-SP (1999), Educação Especial para Talentosos e Bem Dotados pela UFLA- Universidade Federal de Lavras MG (2007) e especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UCB- Universidade Castelo Branco- RJ (2006). É professora efetiva no município de Lavras desde 1998. Trabalhou em escolas da rede particular de ensino, nesta cidade, com as disciplinas de Português Inglês. No CEDET, com os talentosos, atuou em grupos de Literatura, Inglês, Italiano e espanhol. Trabalhou também no CEPROSUl Nepomuceno MG (2003) com a disciplina de inglês. Atuou como líder do grupo de estudantes brasileiros no I SLAROPA( Sport Latino America and Europa) na Eslováquia 2005 e em Portugal-2007, trabalhou na Associação Odisseia - Pinhal Novo - PT Participou do Seminário How to Comunicate European Formation to the Young People - Reggio di Calabria Itália (2007). Colabora com a Revista Brasileira de Sementes ( RBS) como consultor de Português http://submission.scielo.br/index.php/rbs/about/editorialPolicies Está cadastrada para revisão de dissertações e teses na:http://www.prpg.ufla.br/professores_portugues.html Tutora a distância do curso de especialização GDE (Gênero e Diversidade na Escola)- UFLA para o período 2010-2011. Tutora a distância do curso de graduação em Letras-Português UFLA - 2012.

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Publicado

11/03/2015

Como Citar

SILVA, G. R. da; AMÂNCIO, J. M.; CARLOS, L. A. Uma discussão de forma lúdica, sobre a sexualidade e métodos preventivos-contraceptivos com adolescentes da rede estadual de ensino. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 3, p. 668–679, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v9i3.7085. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7085. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos