Vozes e memória no/do cotidiano escolar: o primeiro dia de escola e de aula de acadêmicos de educação física em situação de estágio curricular supervisionado

Autores

  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cassiano Telles Universidade Federal de Santa Maria
  • Victor Julierme Santos da Conceição Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.7110

Palavras-chave:

Educação física. Formação de professores. Estágio curricular supervisionado. Cotidiano escolar. Narrativas.

Resumo

O estudo objetivou dar voz aos acadêmicos da licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM para relatar suas experiências vividas no primeiro dia de escola e de aula por ocasião do Estágio Curricular Supervisionado (ECS). A metodologia caracterizou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa usando a abordagem biográfica como método e trabalhando com relatos (auto)biográficos escritos, analisados à luz da identificação de significados. Participaram 20 estagiários. Concluímos que o processo de inserção dos estagiários na escola constituiu-se em momento importante para o ECS, devido às implicações dele decorrentes, pois se o ambiente e as recepções não forem adequadas a tendência é de potencialização das dificuldades.

Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (UFSM); Pesquisador Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (UFSM).

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Educação Física (UNICRUZ); Especialista em Ciência do Movimento Humano (UNICRUZ); Especialista em Educação Física Escolar (UFSM); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC); Doutorando em Ciências Médicas (UFSC); Pesquisador Associado do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (UFSM).

Cassiano Telles, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física (UNIFEBE); Especialista em Educação Física Escolar (UFSM); Mestrando em Educação Física (UFSM); Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (UFSM).

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS); Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC); Pesquisador Associado do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (UFSM).

Downloads

Publicado

20/10/2016

Como Citar

KRUG, H. N.; KRUG, R. de R.; TELLES, C.; CONCEIÇÃO, V. J. S. da. Vozes e memória no/do cotidiano escolar: o primeiro dia de escola e de aula de acadêmicos de educação física em situação de estágio curricular supervisionado. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 3, p. 1539–1556, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n3.7110. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7110. Acesso em: 3 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)