Vozes e memória no/do cotidiano escolar: o primeiro dia de escola e de aula de acadêmicos de educação física em situação de estágio curricular supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.7110Palavras-chave:
Educação física. Formação de professores. Estágio curricular supervisionado. Cotidiano escolar. Narrativas.Resumo
O estudo objetivou dar voz aos acadêmicos da licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM para relatar suas experiências vividas no primeiro dia de escola e de aula por ocasião do Estágio Curricular Supervisionado (ECS). A metodologia caracterizou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa usando a abordagem biográfica como método e trabalhando com relatos (auto)biográficos escritos, analisados à luz da identificação de significados. Participaram 20 estagiários. Concluímos que o processo de inserção dos estagiários na escola constituiu-se em momento importante para o ECS, devido às implicações dele decorrentes, pois se o ambiente e as recepções não forem adequadas a tendência é de potencialização das dificuldades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.