Gamificação: modelagem de conteúdos para programas e aplicativos educativos no ambiente da TV digital interativa

Autores

  • Marcos Américo Doutor em Educação para a Ciência . UNESP – Universidade Estadual Paulista. Pós-Doutor. UNLaM - Universidad Nacional de La Matanza. Docente Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação. Bauru – SP – Brasil.
  • Shelley Costa Navari Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação. Bauru – SP – Brasil.
  • Francisco Rolfsen Belda Doutor em Engenharia de Produção. USP – Universidade de São Paulo. Docente Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação. Bauru – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i4.7152

Resumo

Com a implantação da TV Digital no Brasil, surge a necessidade de se fomentar a concepção e produção de conteúdos audiovisuais interativos de qualidade que apresentem mensagens educativas a partir do Edutretenimento. Este estudo propõe a aplicação da gamificação como elo comunicacional para incentivar e modificar o comportamento dos usuários, através de uma narrativa que incentive a motivação intrínseca para o entretenimento e o aprendizado nesses meios. Existem poucos modelos de roteiros para a produção de aplicativos, sobretudo educacionais, com aplicações interativas simultâneas para o fluxo televisivo ou para o conteúdo complementar da programação ofertada. Por essa razão, é atribuída uma atenção especial ao roteiro, em virtude de se inserir, em sua construção, os elementos que compõem a mecânica e a dinâmica dos jogos. Como resultado, é apresentado o verbete “Gamificação-TVDI”, bem como o desenvolvimento de uma metodologia de modelagem de conteúdo e de processo, apoiada em mapas conceituais, wireframes e roadmaps, fundamentando a concepção e a elaboração de um protótipo de roteiro com elementos de gamificação para programas educativos e seus aplicativos de interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Américo, Doutor em Educação para a Ciência . UNESP – Universidade Estadual Paulista. Pós-Doutor. UNLaM - Universidad Nacional de La Matanza. Docente Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação. Bauru – SP – Brasil.

Docente Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento (Mestrado Profissional) da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós- Doutorado realizado na Universidad Nacional de La Matanza (Argentina) com o tema: TV Digital, T-Learning e Edutretenimento: Uma Avaliação dos Caso Argentino"; Doutorado em Educação para a Ciência pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010); Mestrado em Comunicação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002); Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo (RTV) pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994); Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Avaré (1985). Atualmente é professor do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É lider do GECEF - Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol e pesquisador do LECOTEC - Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã. 

Shelley Costa Navari, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação. Bauru – SP – Brasil.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, Brasil.

Francisco Rolfsen Belda, Doutor em Engenharia de Produção. USP – Universidade de São Paulo. Docente Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação. Bauru – SP – Brasil.

Professor do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), docente e coordenador do Curso de Jornalismo e docente permanente e membro do conselho do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento. Doutor em Engenharia de Produção (EESC-USP), mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP) e bacharel em Jornalismo (PUC-Campinas). Sócio-fundador da Editora Casa da Árvore. Foi repórter e editor de jornais e revistas, coordenador editorial da Agência Multimídia de Educação e Comunicação Científica do Instituto de Estudos Avançados da USP em São Carlos, gerente de internet e diretor do jornal Tribuna Impressa e do portal Araraquara.com, e consultor de mídia digital da emissora de televisão EPTV. Tem experiência na área de Comunicação Social e atua principalmente nos seguintes temas: jornalismo científico, planejamento editorial e gestão de empresas de comunicação.

Downloads

Publicado

27/04/2015

Como Citar

AMÉRICO, M.; NAVARI, S. C.; BELDA, F. R. Gamificação: modelagem de conteúdos para programas e aplicativos educativos no ambiente da TV digital interativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 4, p. 804–821, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v9i4.7152. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7152. Acesso em: 18 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos