Saberes docentes na compreensão de contadores professores
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p258Palavras-chave:
Saberes docentes, Contador professor, Processo ensino-aprendizagem,Resumo
O objetivo central do estudo foi analisar a compreensão de contadores professores sobre os saberes docentes que contribuem ao processo ensino-aprendizagem. O estudo caracterizou-se como pesquisa descritiva, realizada por meio de entrevista semiestruturada e com abordagem qualitativa dos dados. A população da pesquisa foi os contadores/professores de Instituições de Ensino Superior localizadas na Região Oeste do Estado de Santa Catarina que lecionam no curso de graduação em Ciências Contábeis. A amostra foi delineada de forma intencional e por conveniência, onde foram selecionados 5 contadores/professores com diferentes titulações. A análise do conteúdo foi estruturada em quatro etapas: a) Identificação dos entrevistados; b) Caracterização das atividades docentes; c) Percepções dos professores quanto ao processo de ensino-aprendizagem, d) Compreensões que manifestam sobre os saberes docentes. Os achados da pesquisa afirmam os estudos realizados por Schulman (1986), Tardif (2002) e Saviani (1996), sendo que os saberes docentes que melhor contribuem no processo ensino-aprendizagem de acordo com os entrevistados são: metodologia de ensino e de avaliação adequados; uso de recursos audiovisuais; conhecimento dos conteúdos e das políticas institucionais e o bom relacionamento com os acadêmicos.
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