Avaliação neuropsicológica de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) revisão da literatura

Autores

  • Gilda Maria Albaricci Nex Alves Psicóloga cursando mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Supervisora do Centro de Reabilitação SORRI-BAURU. Bauru – SP – Brasil.
  • Carmen Maria Bueno Neme Livre Docente em Psicologia Clínica na UNESP. Pós-Doutorado no Laboratório de Estudos Psicofisiológicos do Stress da PUC-Campinas. Docente no Programa de Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Bauru – SP – Brasil.
  • Mirella Faraco Cardia Psicóloga. Ampliatta - Instituto de Psicologia e Saúde. Bauru – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i4.7334

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão da literatura sobre a avaliação neuropsicológica de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Foram pesquisadas publicações nacionais indexadas nas bases de dados LILACS, SCIELO e Portal Capes disponíveis on line referentes ao período de 2000 a 2012. Os resultados indicaram um aumento da produção científica na área da avaliação neuropsicológica do transtorno de déficit de atenção. Contudo, observou-se a presença de poucos estudos nacionais que utilizam medidas consistentes de avaliação neuropsicológica, indicando a necessidade de pesquisas na área, especialmente voltadas às necessidades da prática da avaliação neuropsicológica.

Biografia do Autor

Gilda Maria Albaricci Nex Alves, Psicóloga cursando mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Supervisora do Centro de Reabilitação SORRI-BAURU. Bauru – SP – Brasil.

atuação em reabilitação da pessoa com deficiência em Centro Especializado

Carmen Maria Bueno Neme, Livre Docente em Psicologia Clínica na UNESP. Pós-Doutorado no Laboratório de Estudos Psicofisiológicos do Stress da PUC-Campinas. Docente no Programa de Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Bauru – SP – Brasil.

professora Doutora em psicologia

Mirella Faraco Cardia, Psicóloga. Ampliatta - Instituto de Psicologia e Saúde. Bauru – SP – Brasil.

especialista em neuropsicologia

Downloads

Publicado

27/04/2015

Como Citar

Alves, G. M. A. N., Neme, C. M. B., & Cardia, M. F. (2015). Avaliação neuropsicológica de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) revisão da literatura. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 9(4), 760–769. https://doi.org/10.21723/riaee.v9i4.7334

Edição

Seção

Artigos