Avaliação neuropsicológica de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) revisão da literatura

Autores

  • Gilda Maria Albaricci Nex Alves Psicóloga cursando mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Supervisora do Centro de Reabilitação SORRI-BAURU. Bauru – SP – Brasil.
  • Carmen Maria Bueno Neme Livre Docente em Psicologia Clínica na UNESP. Pós-Doutorado no Laboratório de Estudos Psicofisiológicos do Stress da PUC-Campinas. Docente no Programa de Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Bauru – SP – Brasil.
  • Mirella Faraco Cardia Psicóloga. Ampliatta - Instituto de Psicologia e Saúde. Bauru – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i4.7334

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão da literatura sobre a avaliação neuropsicológica de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Foram pesquisadas publicações nacionais indexadas nas bases de dados LILACS, SCIELO e Portal Capes disponíveis on line referentes ao período de 2000 a 2012. Os resultados indicaram um aumento da produção científica na área da avaliação neuropsicológica do transtorno de déficit de atenção. Contudo, observou-se a presença de poucos estudos nacionais que utilizam medidas consistentes de avaliação neuropsicológica, indicando a necessidade de pesquisas na área, especialmente voltadas às necessidades da prática da avaliação neuropsicológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilda Maria Albaricci Nex Alves, Psicóloga cursando mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Supervisora do Centro de Reabilitação SORRI-BAURU. Bauru – SP – Brasil.

atuação em reabilitação da pessoa com deficiência em Centro Especializado

Carmen Maria Bueno Neme, Livre Docente em Psicologia Clínica na UNESP. Pós-Doutorado no Laboratório de Estudos Psicofisiológicos do Stress da PUC-Campinas. Docente no Programa de Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Bauru – SP – Brasil.

professora Doutora em psicologia

Mirella Faraco Cardia, Psicóloga. Ampliatta - Instituto de Psicologia e Saúde. Bauru – SP – Brasil.

especialista em neuropsicologia

Downloads

Publicado

27/04/2015

Como Citar

ALVES, G. M. A. N.; NEME, C. M. B.; CARDIA, M. F. Avaliação neuropsicológica de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) revisão da literatura. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 4, p. 760–769, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v9i4.7334. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7334. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos