Modernidade e transformações do século XXI: a disciplina história no ensino fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p49Palavras-chave:
Práticas de ensino, Ensino fundamental, CBC,Resumo
Esta análise parcial de pesquisa apresentada para o exame de qualificação é parte da dissertação de Mestrado em Educação, que se encontra em andamento, intitulada Práticas de Ensino de História no Sexto do Ensino Fundamental II: Desafios Atuais, objetiva compreender como os professores da rede pública estadual que lecionam ou lecionaram a disciplina História no sexto ano do Ensino Fundamental II, na cidade de Pouso Alegre - Minas Gerais incorporam a proposta curricular Conteúdo Básico Comum-CBC. O CBC é entendido como o currículo normativo, que estabelece conhecimentos essenciais a serem ensinados e metas a serem alcançadas pelo professor. A hipótese desta pesquisa é que, segundo o contexto atual do século XXI, mergulhado numa visão de mundo capitalista, onde estas propostas compõem um currículo nem sempre vivenciado na prática dos professores em sala de aula. Para esta análise fundamentaremos no conjunto de ideias que entende a modernidade sólida como homogeneizadora tanto no plano cultural como no escolar que, de acordo com Bauman (1998, 2001, 2007, 2008, 2009a, 2009b, 2010, 2011, 2013), Veiga-Neto (2005, 2003) e Veiga Neto e Saraiva (2009) e que se esfacelou frente às transformações de valores postos no final do século passado.Downloads
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