Educação alimentar e nutricional no ambiente escolar: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.7413Palavras-chave:
Educação alimentar e nutricional. Saúde escolar. Alimentação escolar. Serviços de saúde escolar.Resumo
A Educação Alimentar e Nutricional é uma estratégia de promoção da saúde e de hábitos alimentares saudáveis. O ambiente escolar surge como um local adequado para desenvolver estas ações. Objetivou-se, através de Revisão Integrativa de Literatura, identificar as características da produção científica sobre a Educação Alimentar e Nutricional no ambiente escolar no período de 2002 a 2013. A amostra desta revisão constituiu-se de 17 artigos. Observou-se que a partir de 2009 tem se dado maior ênfase ao tema. Nove dos estudos selecionados utilizaram metodologias de intervenção, e oito se propuseram a consolidar, na prática de educadores, gestores e donos de cantina escolar, a compreensão sobre Educação Alimentar e Nutricional. As ações realizadas caracterizaram-se como estratégias pouco participativas e críticas, baseadas na transmissão de informações. Conclui-se pela necessidade de abordagens que permitam tratar os problemas alimentares de modo mais amplo na escola, por intermédio de metodologias problematizadoras que superem a mera transmissão de informação.Downloads
Publicado
20/10/2016
Como Citar
TECCHIO BORSOI, A.; PAZ ARRUDA TEO, C. R.; MUSSIO, B. R. Educação alimentar e nutricional no ambiente escolar: uma revisão integrativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 3, p. 1441–1460, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n3.7413. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7413. Acesso em: 6 mar. 2021.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.