Os saberes mobilizados pelo professor de educação física para construção da prática pedagógica

Autores

  • Victor Julierme Santos da Conceição Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Ramires Mendes Manfioleti Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.7416

Palavras-chave:

Saberes docentes. Prática Pedagógica. Formação Permanente. Formação Inicial.

Resumo

Identificar os saberes mobilizados pelo professor de Educação Física para dar conta da sua prática pedagógica foi o objetivo desta pesquisa. Fizemos um estudo de caso com observação da escola e dos professores e uma entrevista semiestruturada para coleta de dados. Realizamos a pesquisa em uma escola de Criciúma – SC, com dois professores de Educação Física. Constatamos que os saberes da formação inicial e da formação permanente que influenciam na prática pedagógica dos professores, e como esses saberes são mobilizados pelos docentes para dar conta da sua prática pedagógica. Além disso contatamos os fatores que facilitam ou dificultam a prática pedagógica dos professores e como eles lidam com essas interferências em seu dia-a-dia na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestre em Educação/UFSM;

Doutor em Educação Física/ UFRGS;

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina - Colégio de Aplicação - Programa de pós graduação em Educação - Departamento de Ciências da Educação

Ramires Mendes Manfioleti, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Licenciado em Educação Física.

Downloads

Publicado

13/01/2017

Como Citar

SANTOS DA CONCEIÇÃO, V. J.; MENDES MANFIOLETI, R. Os saberes mobilizados pelo professor de educação física para construção da prática pedagógica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 19–36, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n1.7416. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7416. Acesso em: 9 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)