Educação musical no Brasil na atualidade: desafios e perspectivas

Autores

  • Mariah Brochado Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.7453

Palavras-chave:

Educação-música. Projeto pedagógico. Experiências concretas.

Resumo

O texto aborda os aspectos da educação musical no Brasil atualmente, após a sua inserção nos currículos escolares em 2008 alterando a LDB. Cumpre ressaltar os aspectos legais desse neoprojeto pedagógico, bem como sua caracterização conteudística e metodológica, refletindo sobre suas possibilidades práticas, e destacando projetos já realizados em escolas do país. 

Biografia do Autor

Mariah Brochado, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Faculdade de Direito da UFMG

Integrante do Programa de Pós Graduação da FDUFMG e do Doutorado Interinstitucional entre UFMG e UNIFAP (Universidade Federal do Amapá)

Possui: Pós-Doutorado em Filosofia pela Philosophisches Fakultät/Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg- Alemanha; Doutorado em Filosofia do Direito pela UFMG; Mestrado em Filosofia do Direito pela UFMG; e Especialização em Filosofia do Direito pela UFMG;

Professora Associada de Filosofia e Teoria do Direito, Hermenêutica e Direitos Humanos na Faculdade de Direito da UFMG;

Professora Convidada de Hermenêutica da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – TJMG;

Professora Convidada de Hermenêutica e Étca do Instituto para o Desenvolvimento Democrático- Parceria Brasil e Universidade de Coimbra;

Coordenadora do Núcleo de Estudos Paideia Jurídica: educação em direitos humanos-fundamentais, da Faculdade de Direito da UFMG, em parceria com a Faculdade de Educação-FAE/UFMG;

Sub-Chefe do Departamento de Introdução ao Estudo do Direito e Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da UFMG;

Integrante do Colegiado do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Direito da UFMG;

Integrante da Egrégia Congregação da Faculdade de Direito da UFMG

Secretária de Estado Adjunta de Casa Civil e Relações Institucionais do Governo de Minas Gerais.

 

Downloads

Publicado

20/10/2016

Como Citar

BROCHADO, M. Educação musical no Brasil na atualidade: desafios e perspectivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 3, p. 1372–1388, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n3.7453. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7453. Acesso em: 3 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.