Iniciação à docência e ensino de história — desafios na contemporaneidade

Autores

  • Fábio André Hahn Coordenador do subprojeto de História. PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Docente do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento. UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná. Campo Mourão – PR - Brasil.
  • Adaiane Giovanni Mestranda do Programa Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento. Ex-bolsista. PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – História. UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná. Campo Mourão – PR - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i2.7529

Resumo

O artigo examina, a partir das experiências desenvolvidas no PIBID, como o recurso tecnológico, mediado pelo professor, pode ser uma alternativa no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental de dois colégios públicos do Paraná a partir da observação in loco, da aplicação de questionário e da metodologia WebQuest. Verificou-se, quanto ao perfil dos estudantes e à influência das novas tecnologias, que o investimento na formação inicial e continuada do professor se apresenta como imprescindível para uma real mudança no atual contexto educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio André Hahn, Coordenador do subprojeto de História. PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Docente do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento. UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná. Campo Mourão – PR - Brasil.

Coordenador do subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e docente do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campo Mourão/PR.

Adaiane Giovanni, Mestranda do Programa Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento. Ex-bolsista. PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – História. UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná. Campo Mourão – PR - Brasil.

Mestranda do Programa Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento e ex-bolsista do PIBID/História da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campo Mourão/PR.

Downloads

Publicado

07/07/2015

Como Citar

HAHN, F. A.; GIOVANNI, A. Iniciação à docência e ensino de história — desafios na contemporaneidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 2, p. 430–444, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i2.7529. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7529. Acesso em: 25 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos