Iniciação à docência e ensino de história — desafios na contemporaneidade

Autores

  • Fábio André Hahn Coordenador do subprojeto de História. PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Docente do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento. UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná. Campo Mourão – PR - Brasil.
  • Adaiane Giovanni Mestranda do Programa Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento. Ex-bolsista. PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – História. UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná. Campo Mourão – PR - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i2.7529

Resumo

O artigo examina, a partir das experiências desenvolvidas no PIBID, como o recurso tecnológico, mediado pelo professor, pode ser uma alternativa no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental de dois colégios públicos do Paraná a partir da observação in loco, da aplicação de questionário e da metodologia WebQuest. Verificou-se, quanto ao perfil dos estudantes e à influência das novas tecnologias, que o investimento na formação inicial e continuada do professor se apresenta como imprescindível para uma real mudança no atual contexto educacional.

Biografia do Autor

Fábio André Hahn, Coordenador do subprojeto de História. PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Docente do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento. UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná. Campo Mourão – PR - Brasil.

Coordenador do subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e docente do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campo Mourão/PR.

Adaiane Giovanni, Mestranda do Programa Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento. Ex-bolsista. PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – História. UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná. Campo Mourão – PR - Brasil.

Mestranda do Programa Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento e ex-bolsista do PIBID/História da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campo Mourão/PR.

Downloads

Publicado

07/07/2015

Como Citar

HAHN, F. A.; GIOVANNI, A. Iniciação à docência e ensino de história — desafios na contemporaneidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 2, p. 430–444, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i2.7529. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7529. Acesso em: 27 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos