A busca da interdisciplinaridade nas disciplinas de projeto arquitetônico no curso de graduação em arquitetura e urbanismo

Djanine Dolovet Martins, Adriana Aparecida de Lima Terçariol

Resumo


O presente artigo se constitui como trabalho final do Curso de Pós - Graduação: “Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem”, ofertado em uma Universidade da rede privada situada no município de Presidente Prudente/SP. O intuito deste trabalho é o de apresentar como a disciplina de Projeto Arquitetônico, especificamente, do curso de Arquitetura e Urbanismo ofertado pela referida Universidade, necessita e depende de uma organização interdisciplinar, envolvendo todas as disciplinas da grade curricular do curso. Para o desenvolvimento deste estudo, optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental como metodologia de investigação. Na pesquisa bibliográfica as principais obras consultadas foram: Fazenda (1999, 1979), Morin (2007), Japiassu (1976), Luck (2001), Freire (2009). Na análise documental, adotou-se como referência o Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo e diretrizes que fundamentam a estruturação de projetos de curso de graduação na área. Como principais resultados, concluiu-se que a disciplina de Projeto Arquitetônico necessita dessa interdisciplinaridade, envolvendo todas as demais disciplinas do curso, pois um Projeto Arquitetônico depende também de todo um aprendizado sobre diversas áreas para sua concretização.


Palavras-chave


Interdisciplinaridade. Arquitetura e urbanismo. Projeto arquitetônico. Ensino superior.

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.7548



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