Contribuições do projeto piloto à coleta de dados em pesquisas na área de educação

Autores

  • Luis Henrique Silva Diretor do Colégio Ressurreição Santa Maria. Assis – SP. Doutorando em Educação. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Pós-Graduação em Educação. Marília – SP – Brasil.
  • Anna Augusta Sampaio Oliveira Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Departamento de Educação Especial. Marília – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i1.7584

Resumo

No presente artigo tratamos da importância do Projeto Piloto como recurso fundamental para análise do planejamento e dos procedimentos que serão adotados na construção de fontes verdadeiramente científicas através de entrevistas na área de educação. Para tanto, apresentamos toda a trajetória de planejamento, aplicação, análise e reestruturação das entrevistas que utilizamos como recurso para coleta de dados em uma dissertação de Mestrado cujo foco foi a análise da concepção do êxito no ensino de história para alunos com deficiência intelectual em uma Diretoria Regional de Educação do interior do Estado do São Paulo. Os resultados demonstraram que a entrevista é de fato um importante recurso para coleta de dados em pesquisas que envolvem a participação de alunos com deficiência intelectual e seus respectivos professores, porém, necessita ser amplamente planejada de forma a reduzir a chance de interferência de diversos fatores que, por suas características, são capazes de comprometer a amostra e, consequentemente, a fidedignidade esperada nos trabalhos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Henrique Silva, Diretor do Colégio Ressurreição Santa Maria. Assis – SP. Doutorando em Educação. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Pós-Graduação em Educação. Marília – SP – Brasil.

Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Anna Augusta Sampaio Oliveira, Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Departamento de Educação Especial. Marília – SP – Brasil.

Orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Downloads

Publicado

19/05/2015

Como Citar

SILVA, L. H.; OLIVEIRA, A. A. S. Contribuições do projeto piloto à coleta de dados em pesquisas na área de educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 1, p. 225–245, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i1.7584. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7584. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos