Diálogos estabelecidos no espaço ibero-americano na constituição do campo da história da educação no Brasil

Autores

  • Décio Gatti Júnior Professor Titular de História da Educação. UFU – Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Educação. Uberlândia - MG - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i3.7615

Resumo

Trata-se de um trabalho que privilegiou o exame das influências e das colaborações entre pesquisadores brasileiros e ibero-americanos no processo de constituição e de consolidação do campo de investigação em História da Educação. Partiu-se, em primeiro lugar, dos frequentes diálogos estabelecidos entre pesquisadores dos países que integram o espaço ibero-americano, para, em seguida, descrever o papel desempenhado pelas iniciativas conjuntas na criação, desenvolvimento e consolidação de potentes veículos de divulgação científica em História da Educação, em especial, de importantes eventos acadêmicos e periódicos científicos dedicados especificamente à temática histórico-educacional. Por fim, foi examinada a emergência de interesses e de iniciativas conjuntas de pesquisadores ibero-americanos em torno da História da Educação, destacadamente, em torno de projetos de investigação comuns apoiados por agências de fomento à pesquisa brasileiras e ibero-americanas, como resultado de parcerias e convênios multilaterais firmados entre o Brasil e os diversos países ibero-americanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

GATTI JÚNIOR, D. Diálogos estabelecidos no espaço ibero-americano na constituição do campo da história da educação no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 3, p. 489–501, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v9i3.7615. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7615. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos