Violência e indisciplina na escola: um cotejo necessário

Autores

  • Natália Branco Lopes Krawczun Mestre em Educação. Docente. FAAT - Faculdade Arthur Thomas. Londrina – PR – Brasil
  • Adreana Dulcina Platt Doutora em Educação. UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunta. UEL - Universidade Estadual de Londrina. Londrina – PR – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i2.7704

Resumo

Esse estudo tem a intenção de cotejar os principais aspectos dos fenômenos da violência e da indisciplina no espaço escolar. Entendemos a relevância do tema uma vez que a atual realidade apresenta aspectos que ultrapassam questões antes enfrentadas nas escolas como indisciplina para serem retratadas como atos de extrema violência. Para caracterizar os fenômenos realizamos uma pesquisa bibliográfica, documental e investigativa junto aos atores diretamente envolvidos, apoiados na instrumentalidade técnica de entrevistas e questionários. Num segundo momento, fazemos um levantamento doutrinário da “fala” do Pode Público Estatal para coibir tais fenômenos junto às escolas. No último capítulo, destacamos uma das ações propostas como atuação efetiva junto às unidades de ensino. Nesse sentido, destacamos o programa da patrulha escolar do Estado do Paraná, em particular, na cidade de Londrina.

Biografia do Autor

Natália Branco Lopes Krawczun, Mestre em Educação. Docente. FAAT - Faculdade Arthur Thomas. Londrina – PR – Brasil

Bacharel em Direito

Mestre em Educação

Professora de Direito

Adreana Dulcina Platt, Doutora em Educação. UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunta. UEL - Universidade Estadual de Londrina. Londrina – PR – Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (área: Ensino Superior - 1998) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (área: História, Filosofia e Educação - 2004). Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010), Especialista em Direito de Família e Sucessões pela Universidade Estadual de Londrina (2008), Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina (área: Filosofia e Teoria do Direito - 2011). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia Política e Política Pública Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, Política Pública, Educação, Educação Básica e Superior, Currículo e Avaliação Curricular.

Downloads

Publicado

07/07/2015

Como Citar

KRAWCZUN, N. B. L.; PLATT, A. D. Violência e indisciplina na escola: um cotejo necessário. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 2, p. 481–503, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i2.7704. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7704. Acesso em: 5 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.