Uma discussão meta-analítica do desempenho em matemática para o ensino médio baseado nos resultados atuais do SARESP

Autores

  • Camila Fernanda Bassetto UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - Departamento de Ciências da Educação. Araraquara – SP – Brasil.
  • Sebastião de Souza Lemes UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências da Educação. Araraquara – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i1.7774

Resumo

O objetivo deste trabalho é realizar uma meta-análise dos resultados atuais do SARESP, considerando a proficiência em matemática de alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual. Essa meta-análise permitiu identificar descompassos no conjunto do sistema educacional como um todo nos diversos seguimentos envolvidos, direta ou indiretamente, que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem do indivíduo. Comparando os resultados atuais do SARESP, foi possível perceber a grande deficiência apresentada pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio em resolver problemas matemáticos envolvendo conceitos simples e do cotidiano, classificando-os em níveis abaixo do adequado, quando comparado com os níveis de desempenho esperados para à série em que se encontram. Diante deste fato, o qual não deixa de ser inaceitável, conclui-se que há uma urgente necessidade de buscar explicações e formas de superação para essa situação. Caso contrário, o nível educacional brasileiro permanecerá “abaixo do básico”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BASSETTO, C. F.; LEMES, S. de S. Uma discussão meta-analítica do desempenho em matemática para o ensino médio baseado nos resultados atuais do SARESP. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 1, p. 160–179, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i1.7774. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7774. Acesso em: 14 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos