O PIBID pedagogia e a aprendizagem da docência: entre proposições e ações efetivas

Edilaine do Rosário Neves, Alvanize Valente Fernandes Ferenc

Resumo


O objetivo do artigo é analisar o processo de aprendizagem da docência, por parte de estudantes de Pedagogia, ao se inserirem e desenvolverem atividades na escola, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/2012). Para fins deste artigo, tratamos das ações previstas para as licenciandas, no decorrer da participação no Programa; as implicações; as potencialidades e as limitações dessas ações em seus processos de aprendizagem da docência. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados o questionário, a entrevista semiestruturada, as observações nas reuniões do PIBID e a visita às escolas em que cinco graduandas atuavam. Os dados da pesquisa nos permitiu constatar que a maioria das ações previstas no Subprojeto do PIBID Pedagogia para as licenciandas, apesar de sofrer alterações, se efetivou na prática; as estudantes vivenciaram a escola de forma exploratória e participativa; fizeram-se presentes em reuniões, oficinas e eventos acadêmico-científicos, favorecendo aprendizagens da docência, algumas propiciadas de forma mais intensa (relativas ao contexto educativo, aos alunos e suas características, ao trabalho em equipe, ao lidar com os imprevistos) e outras menos (planejamento do ensino, domínio do conteúdo, modos de ensinar e relacionamento com os alunos). 


Palavras-chave


PIBID Pedagogia. Proposições e ações. Aprendizagem da docência.

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.7816



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Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587, ISSN: 2446-8606.

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