O PIBID pedagogia e a aprendizagem da docência: entre proposições e ações efetivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.7816

Palavras-chave:

PIBID Pedagogia. Proposições e ações. Aprendizagem da docência.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar o processo de aprendizagem da docência, por parte de estudantes de Pedagogia, ao se inserirem e desenvolverem atividades na escola, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/2012). Para fins deste artigo, tratamos das ações previstas para as licenciandas, no decorrer da participação no Programa; as implicações; as potencialidades e as limitações dessas ações em seus processos de aprendizagem da docência. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados o questionário, a entrevista semiestruturada, as observações nas reuniões do PIBID e a visita às escolas em que cinco graduandas atuavam. Os dados da pesquisa nos permitiu constatar que a maioria das ações previstas no Subprojeto do PIBID Pedagogia para as licenciandas, apesar de sofrer alterações, se efetivou na prática; as estudantes vivenciaram a escola de forma exploratória e participativa; fizeram-se presentes em reuniões, oficinas e eventos acadêmico-científicos, favorecendo aprendizagens da docência, algumas propiciadas de forma mais intensa (relativas ao contexto educativo, aos alunos e suas características, ao trabalho em equipe, ao lidar com os imprevistos) e outras menos (planejamento do ensino, domínio do conteúdo, modos de ensinar e relacionamento com os alunos). 

Biografia do Autor

Edilaine do Rosário Neves, Universidade Federal de Viçosa

Professora na Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. Mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa. Viçosa – MG – Brasil. 36.570-000.

Alvanize Valente Fernandes Ferenc, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa. Viçosa – MG – Brasil. 36.570-000.

Downloads

Publicado

20/12/2016

Como Citar

NEVES, E. do R.; FERENC, A. V. F. O PIBID pedagogia e a aprendizagem da docência: entre proposições e ações efetivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 2046–2063, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n4.7816. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7816. Acesso em: 28 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos