Políticas públicas de acessibilidade no ensino superior: implicações na educação do aluno com deficiência

Autores

  • Waléria Henrique dos Santos Leonel UEL – Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Maringá – Paraná – Brasil. Mestranda. Bolsista Obeduc/Capes.
  • Nilza Sanches Tessaro Leonardo UEL – Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Maringá – Paraná – Brasil. Pesquisadora do projeto em rede “Acessibilidade no Ensino Superior” (Obeduc/Capes).
  • Raquel de Araújo Bomfim Garcia UEL – Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Maringá – Paraná – Brasil. Mestranda. Bolsista Obeduc/Capes.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i5.7918

Resumo

O presente estudo teve por objetivo fazer um levantamento das leis que versam sobre a acessibilidade no ensino superior, e realizar o mapeamento dos alunos que apresentam deficiência matriculados em uma universidade pública do Estado do Paraná. Para tanto, em um primeiro momento, fez-se uma varredura na legislação, buscando as leis que tratam sobre a acessibilidade na educação superior. Na sequência, realizou-se o mapeamento dos alunos matriculados nesta Universidade e, por fim, fez-se a análise das informações obtidas, correlacionando aquelas da legislação com os dados do mapeamento. Os resultados evidenciaram que não basta apenas a existência de leis que tratem a temática para que ocorra a acessibilidade entre as pessoas com deficiência no espaço social e educacional, sobretudo no Ensino Superior. As informações reunidas revelam que, no que se refere à acessibilidade nos espaços universitários, têm chegado alunos com deficiência nesta modalidade de ensino, ainda que em quantidade pouco expressiva. Confirmando, desta forma, que alguns desses alunos têm conseguindo derrubar a seletividade que sucede ainda durante a educação básica. Entretanto, os resultados apontaram também que a universidade não é uma realidade para a maioria das pessoas com deficiência, mesmo diante das políticas públicas que legitimam esse direito.

Downloads

Como Citar

LEONEL, W. H. dos S.; LEONARDO, N. S. T.; GARCIA, R. de A. B. Políticas públicas de acessibilidade no ensino superior: implicações na educação do aluno com deficiência. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. 661–672, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i5.7918. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7918. Acesso em: 27 fev. 2021.