Formação continuada em educação das relações étnico-raciais: o(a) professor(a) tutor(a) na construção do conhecimento

Autores

  • Karla Leandro Rascke Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP
  • Carina Santiago dos Santos UDESC; Prefeitura Municipal de Florianópolis
  • Cristiane Mare da Silva PUC-SP
  • Simone Barboza de Carvalho UDESC
  • Paulino de Jesus Francisco Cardoso Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.8018

Palavras-chave:

Formação continuada. Construção do conhecimento. Professor tutor.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar experiências de tutoria ocorridas em 2013 e 2014 por meio de cursos de formação continuada de professores(as) oferecidos pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina (NEAB-UDESC) em consonância com a Lei Federal 10.639/03. Procuramos discutir as possibilidades promovidas pelos ambientes virtuais de aprendizagem para o desenvolvimento de formações destinadas a professores e professoras preocupados com a qualidade e o efetivo diálogo na construção de uma sociedade que valorize as diferentes origens de suas cidadãs e seus cidadãos, sem hierarquizá-las. Analisamos o papel do(a) professor(a) tutor(a) na construção do conhecimento em cursos de formação continuada direcionados a professores(as) da educação básica.

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Biografia do Autor

Karla Leandro Rascke, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Doutoranda em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e bolsista CNPQ. Mestrado em História Social pela PUC-SP (2013), Graduada (Licenciatura e Bacharelado) em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009). É pesquisadora associada ao Centro de Estudos Culturais Africanos e da Diáspora (CECAFRO) da PUC-SP e ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina (NEAB-UDESC) e professora Tutora a distância no curso de Pedagogia EaD da UDESC.

Carina Santiago dos Santos, UDESC; Prefeitura Municipal de Florianópolis

Mestra no Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória pela UDESC, Pesquisadora Associada ao NEAB-UDESC, Coordenadora de Núcleo de EJA na Prefeitura de Florianópolis.

Cristiane Mare da Silva, PUC-SP

Mestra em História Social na PUC-SP, Pesquisadora Associada ao CECAFRO/PUC-SP e ao NEAB-UDESC, Secretária da UNEGRO-SC.

Simone Barboza de Carvalho, UDESC

Mestra em Educação pela UDESC, Pesquisadora Associada ao NEAB-UDESC.

Paulino de Jesus Francisco Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor titular na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UDESC)

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Publicado

20/10/2016

Como Citar

RASCKE, K. L.; SANTOS, C. S. dos; SILVA, C. M. da; DE CARVALHO, S. B.; CARDOSO, P. de J. F. Formação continuada em educação das relações étnico-raciais: o(a) professor(a) tutor(a) na construção do conhecimento. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 3, p. 1389–1408, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n3.8018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8018. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos