A política de avaliação institucional na educação tecnológica: pressupostos e impasses do sistema avaliativo das faculdades de tecnologia no estado de São Paulo (2001 a 2007)

Autores

  • Marta Leandro da Silva UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Departamento de Ciências da Educação - Pós-Graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP – Brasil.
  • Maria Teresa Miceli Kerbauy UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Departamento de Ciências da Antropologia, Política e Filosofia - Pós-Graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i3.8093

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa do doutorado em educação e versa sobre a política de avaliação institucional na educação tecnológica pós LDB 9.394/96, situada no macro contexto da Reforma da Educação Superior. Sob enfoque de pesquisa qualitativa em educação, com destaque para as pesquisas de cunho documental e oral o presente texto focaliza o Sistema de Avaliação Institucional das Faculdades de Tecnologia (FATECs) do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CPS), na condição de autarquia de regime especial responsável pelo oferecimento da educação profissional e tecnológica pública no Estado de São Paulo. Objetiva apresentar as concepções e proposições de avaliação institucional expressas no discurso normativo-institucional do CPS, bem como apresentar a percepção dos sujeitos escolares sobre os pressupostos, impactos e impasses da política de avaliação institucional das Faculdades de Tecnologia, no período de 2001 a 2007. O SAI-FATEC demanda um novo aprendizado abarcando construções e reconstruções, entre proposições e críticas na perspectiva de superação dos impasses. Considera-se que a avaliação institucional das Faculdades de Tecnologia apresenta-se como um duplo desafio pois se encontra no ponto de intersecção entre a educação superior e a educação profissional técnica de nível médio (educação básica) a requerer a análise das políticas públicas para a educação profissional e tecnológica.

Downloads

Publicado

06/10/2015

Como Citar

Silva, M. L. da, & Kerbauy, M. T. M. (2015). A política de avaliação institucional na educação tecnológica: pressupostos e impasses do sistema avaliativo das faculdades de tecnologia no estado de São Paulo (2001 a 2007). Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 10(3), 797–815. https://doi.org/10.21723/riaee.v10i3.8093

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)