Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogs

Autores

  • Alberto Sampaio Lima UFC – Universidade Federal do Ceará Campus Quixadá. Pesquisador nas áreas de Educação e Computação. Quixadá – CE – Brasil.
  • Wagner Bandeira Andriola Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (Nível 1D). Coordenador de Avaliação Institucional. UFC – Universidade Federal do Ceará. Pró-Reitoria de Planejamento. Fortaleza – CE – Brasil.
  • Wladimir Araújo Tavares Doutorando em Ciência da Computação. Centro de Ciências. Fortaleza – CE – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i3.8094

Resumo

A utilização de blogs como ferramenta pedagógica de apoio ao processo de ensino e aprendizado tem sido temática debatida pelos pesquisadores na área de educação. Esse trabalho apresenta um estudo sobre a utilização dos blogs como instrumento mediador do processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação. Foram avaliados três blogs utilizados por alunos em cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Avaliou-se os problemas e os cenários de sucesso, onde o emprego desta ferramenta pedagógica proporcionou aumento da motivação dos alunos, melhoria no processo de comunicação entre os atores envolvidos, gerando melhores resultados de aprendizagem dos alunos e melhores avaliações do ensino dos professores.

Downloads

Publicado

06/10/2015

Como Citar

Lima, A. S., Andriola, W. B., & Tavares, W. A. (2015). Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogs. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 10(3), 816–841. https://doi.org/10.21723/riaee.v10i3.8094

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)