Percepção de gestores escolares de um programa formativo a distância sobre temas contemporâneos em educação

Autores

  • José Márcio Silva Barbosa UFV - Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Educação – Pós-Graduação em Educação. Viçosa – MG – Brasil. 36570-900. Doutorando em Educação. UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação – Pós-Graduação em Educação. Belo Horizonte – MG – Brasil.
  • Rita Márcia Andrade Vaz de Mello Pós-Doutora. Université Paris Descartes (Sorbonne). Coordenadora de Cursos Lato Sensu. UFV - Universidade Federal de Viçosa. Viçosa – MG – Brasil. 36570-900.
  • Leililene Antunes Soares UFV - Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Educação – Pós-Graduação em Educação. Viçosa – MG – Brasil. 36570-900. Pós-Graduação em Psicopedagogia. UCB - Universidade Castelo Branco. Pós-Graduação em Educação. Rio de Janeiro – RJ – Brasil. 21710-255.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i3.8101

Resumo

O texto visa explorar alguns aspectos que envolvem a pós-graduação (lato sensu) em Gestão Escolar de uma Instituição de Ensino Superior em convênio com o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica do Ministério da Educação, que surgiu da necessidade de contribuir com a qualificação de gestores escolares em efetivo exercício na rede pública de ensino no sentido de tratar os aspectos teóricos em articulação com a realidade escolar. Face às complexidades e a diversidade de situações que solicitam intervenções diversas por parte do gestor, que lhes são apresentadas para transformação da realidade escolar e qualidade educacional, o objetivo do artigo é abrir ampla discussão sobre experiências e vivências na prática escolar com as quais se deparam. O procedimento metodológico se deu pela abordagem qualitativa, empregando-se a análise bibliográfica da literatura especializada, sendo a tabulação dos dados obtidos feita pela análise de conteúdo e, cujo lócus de investigação tem como referência as atividades desenvolvidas por gestores-cursistas em três salas ambientes virtuais (Introdução a Plataforma de ensino e ao Curso, Políticas e Gestão da Educação e Planejamento e Práticas da Gestão Escolar) do referido curso. Os estudos revelam que o referido Programa permite importantes contribuições aos aspectos teóricos e práticos necessários ao conhecimento, as reflexões e as orientações educacionais que se fazem aflorar as ações dos gestores escolares, atitudes reflexivas e interventivas em âmbito escolar, no que tange ao trato do seu trabalho pedagógico e administrativo, bem como no diálogo para a construção de realidades mais democráticas e qualitativas da rede pública de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06/10/2015

Como Citar

BARBOSA, J. M. S.; MELLO, R. M. A. V. de; SOARES, L. A. Percepção de gestores escolares de um programa formativo a distância sobre temas contemporâneos em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 3, p. 932–946, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i3.8101. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8101. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos