Tecnologias e estratégias na educação a distância para a promoção da aprendizagem de estudantes com deficiência

Autores

  • Lane Primo Pesquisadora de Mídias do Conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis – SC – Brasil. 88040-900
  • Vânia Ribas Ulbricht Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Florianópolis – SC – Brasil. 88040-900
  • Tarcísio Vanzin Coordenador do Projeto de Pesquisa WebGD Acessível. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Florianópolis – SC – Brasil. 88040-900
  • Luciane Maria Fadel UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica. Florianópolis – SC – Brasil. 88040-900

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i3.8106

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma revisão sistemática de literatura para identificar as tecnologias utilizadas e as estratégias pedagógicas adotadas para a aprendizagem de estudantes com deficiência. A motivação para este estudo surge da observação do crescimento da participação de estudantes com deficiência em cursos a distância, a projeção de aumento da elaboração de objetos de aprendizagem e de multimídias para serem utilizados nesses cursos que, por conseguinte, requerem cuidados para acessibilidade. As informações levantadas suscitaram reflexões sobre acessibilidade digital e educação, provocaram recomendações e propostas de aprimoramento com vistas à inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06/10/2015

Como Citar

PRIMO, L.; ULBRICHT, V. R.; VANZIN, T.; FADEL, L. M. Tecnologias e estratégias na educação a distância para a promoção da aprendizagem de estudantes com deficiência. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 3, p. 1052–1065, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i3.8106. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8106. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos