Metodologias, recursos e estratégias didáticas para o ciclo da alfabetização no contexto do PNAIC em Mato Grosso: aspectos conceituais e práticos

Autores

  • Ângela Rita Christofolo de Mello Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Cancionila Janzkovski Cardoso Universidade Federal de Mato Grosso, campus universitário de Rondonópolis.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.8144

Palavras-chave:

Alfabetização. Metodologias. Recursos e Estratégias Didáticas.

Resumo

O artigo analisa aspectos conceituais e práticos concernentes às metodologias, recursos e estratégias didáticas sugeridos nas coletâneas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), adotadas por professores de Mato Grosso no ano de 2014 em suas intervenções. A pesquisa bibliográfica analisou excertos de informações referentes ao tema em questão, contidas nos resumos publicados nos anais do Seminário de Encerramento do PNAIC/2014: “Experiências Alfabetizadoras em Linguagem & Matemática”. Conclui-se que os alfabetizadores apoiaram-se nas metodologias, recursos e estratégias sugeridas como possibilidade de inovação pedagógica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Rita Christofolo de Mello, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora adjunta da UNEMAT, Pós-doutoranda do PNPD/PPGEdu/UFMT/CUR, pesquisadora associada à UFMT/CUR e aos Grupos de Pesquisa: ALFALE/UFMT; GRAFITE/UNEMAT e GEFOPE/UNEMAT. Agência de Fomento: CAPES. ritamello5@yahoo.com.br

Cancionila Janzkovski Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso, campus universitário de Rondonópolis.

Professora Associada da UFMT/Rondonópolis, coordenadora do Grupo de Pesquisa ALFALE e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em Mato Grosso. kjc@terra.com.br

Downloads

Publicado

13/01/2017

Como Citar

MELLO, Ângela R. C. de; CARDOSO, C. J. Metodologias, recursos e estratégias didáticas para o ciclo da alfabetização no contexto do PNAIC em Mato Grosso: aspectos conceituais e práticos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 151–167, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n1.8144. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8144. Acesso em: 17 abr. 2021.

Edição

Seção

Artigos