Metodologias, recursos e estratégias didáticas para o ciclo da alfabetização no contexto do PNAIC em Mato Grosso: aspectos conceituais e práticos

Autores

  • Ângela Rita Christofolo de Mello Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Cancionila Janzkovski Cardoso Universidade Federal de Mato Grosso, campus universitário de Rondonópolis.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.8144

Palavras-chave:

Alfabetização. Metodologias. Recursos e Estratégias Didáticas.

Resumo

O artigo analisa aspectos conceituais e práticos concernentes às metodologias, recursos e estratégias didáticas sugeridos nas coletâneas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), adotadas por professores de Mato Grosso no ano de 2014 em suas intervenções. A pesquisa bibliográfica analisou excertos de informações referentes ao tema em questão, contidas nos resumos publicados nos anais do Seminário de Encerramento do PNAIC/2014: “Experiências Alfabetizadoras em Linguagem & Matemática”. Conclui-se que os alfabetizadores apoiaram-se nas metodologias, recursos e estratégias sugeridas como possibilidade de inovação pedagógica. 

Biografia do Autor

Ângela Rita Christofolo de Mello, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora adjunta da UNEMAT, Pós-doutoranda do PNPD/PPGEdu/UFMT/CUR, pesquisadora associada à UFMT/CUR e aos Grupos de Pesquisa: ALFALE/UFMT; GRAFITE/UNEMAT e GEFOPE/UNEMAT. Agência de Fomento: CAPES. ritamello5@yahoo.com.br

Cancionila Janzkovski Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso, campus universitário de Rondonópolis.

Professora Associada da UFMT/Rondonópolis, coordenadora do Grupo de Pesquisa ALFALE e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em Mato Grosso. kjc@terra.com.br

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Publicado

13/01/2017

Como Citar

Mello, Ângela R. C. de, & Cardoso, C. J. (2017). Metodologias, recursos e estratégias didáticas para o ciclo da alfabetização no contexto do PNAIC em Mato Grosso: aspectos conceituais e práticos. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 151–167. https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.8144

Edição

Seção

Artigos