A pesquisa do cotidiano escolar pelas trilhas da formação docente: uma articulação universidade-escola
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.8156Palavras-chave:
Docência. Cotidiano escolar. Formação docente. Problematização.Resumo
A aproximação universidade-escola faz-se cada vez mais urgente num cenário educacional em que a formação docente está sendo focada pelas políticas públicas de educação. Este artigo apresenta os resultados de uma reflexão a partir dos registros da experiência que vem se desenvolvendo, desde 2013, num Grupo de Trabalho sobre a Pedagogia da Autonomia, em que professores do Ensino Superior e da Educação Básica, bem como alunos-licenciandos(30 participante, em média) compartilham suas práticas docentes tendo como ponto de partida e de chegada o próprio cotidiano escolar.É a efetividade da formação docente continuada por meio de pesquisa do e no cotidiano escolar, num movimento teórico-prático de descotidianização das práticas docentes. Como resultante deste trabalho observa-se a configuração circular entre saberes legitimados pela teoria e saberes advindos da experiência docente, assumindo a centralidade do cotidiano como categoria de investigação-prática importante para o fortalecimento de uma docência construída na colegialidade e na problematização sistemática dos saberes e dos fazeres docentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.