Análise da produção científica em dissertações e teses com foco no funcionamento das salas de recursos

Autores

  • Aline Costa Fantinato Universidade Federal de São Carlos
  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.8182

Palavras-chave:

Educação Especial. Atendimento educacional especializado. Sala de recursos.

Resumo

O presente trabalho visou contribuir com as investigações do Observatório Nacional de Educação Especial, que tem como foco a produção de estudos integrados sobre o programa de implementação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) tendo em vista a política da inclusão escolar. O objetivo do presente estudo é o de analisar a produção científica produzida na forma de teses e dissertações que abordam o funcionamento das salas de recursos. Para tanto, foi realizada uma busca no banco de teses e dissertações da Capes com os seguintes descritores: atendimento educacional especializado, sala de recursos e sala de recursos multifuncionais, que resultou em 33 trabalhos encontrados sobre o tema. Os resultados indicam que há possibilidades e problemas nesses serviços, e que as SRM, pode ser um recurso, mas que sozinha não consegue responder ainda as necessidades de todos os estudantes do público alvo da Educação Especial. O presente trabalho visou contribuir com a investigação do ONEESP e consequentemente, com dados importantes sobre o funcionamento das salas de recursos no país, possibilitando conhecer como este ambiente vem se configurando e sendo apresentado nas pesquisas acadêmicas, como também para a construção do estado da arte sobre o atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais.

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Biografia do Autor

Aline Costa Fantinato, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial

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Publicado

20/12/2016

Como Citar

FANTINATO, A. C.; MENDES, E. G. Análise da produção científica em dissertações e teses com foco no funcionamento das salas de recursos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 2087–2103, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n4.8182. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8182. Acesso em: 28 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos