Análise da produção científica em dissertações e teses com foco no funcionamento das salas de recursos
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.8182Palavras-chave:
Educação Especial. Atendimento educacional especializado. Sala de recursos.Resumo
O presente trabalho visou contribuir com as investigações do Observatório Nacional de Educação Especial, que tem como foco a produção de estudos integrados sobre o programa de implementação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) tendo em vista a política da inclusão escolar. O objetivo do presente estudo é o de analisar a produção científica produzida na forma de teses e dissertações que abordam o funcionamento das salas de recursos. Para tanto, foi realizada uma busca no banco de teses e dissertações da Capes com os seguintes descritores: atendimento educacional especializado, sala de recursos e sala de recursos multifuncionais, que resultou em 33 trabalhos encontrados sobre o tema. Os resultados indicam que há possibilidades e problemas nesses serviços, e que as SRM, pode ser um recurso, mas que sozinha não consegue responder ainda as necessidades de todos os estudantes do público alvo da Educação Especial. O presente trabalho visou contribuir com a investigação do ONEESP e consequentemente, com dados importantes sobre o funcionamento das salas de recursos no país, possibilitando conhecer como este ambiente vem se configurando e sendo apresentado nas pesquisas acadêmicas, como também para a construção do estado da arte sobre o atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais.
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