Panorama brasileiro e espanhol sobre teses de doutorado na área das altas habilidades/superdotação

Autores

  • Ketilin Mayra Pedro Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus Marília
  • Miguel Claudio Moriel Chacon Psicólogo. Pós-Doutor em Educação. Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação Especial. UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Marília. Marília – SP – Brasil. 17525-900

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i4.8219

Resumo

No Brasil a área das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) foi contemplada inicialmente na LDB 5692/71 (BRASIL, 1971), enquanto na Espanha o marco inicial se dá a partir do Real Decreto 696/1995 (ESPANHA, 1995), garantindo a esse alunado ao direito a identificação e atendimento. Visando contribuir com as pesquisas desta área, elaboramos o atual panorama brasileiro e espanhol em relação as teses de doutorado sobre AH/SD. Para a realização desta investigação consultamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e a Base de datos de Tesis Doctorales. Foram localizadas um total de 70 teses, sendo 20 brasileiras e 50 espanholas. Com base na análise do título, do resumo e das palavras-chaves, elencamos categorias temáticas, sendo que foram predominantes: Identidade, Identificação e Avaliação. A primeira tese brasileira defendida data de 1989, enquanto que na Espanha a primeira tese é de 1990. Em relação ao local de publicação, no Brasil percebemos que há uma predominância em relação as universidades federais, enquanto na Espanha, a Universidade Complutense de Madrid destaca-se em número de publicações. Percebemos que embora o número de publicações tenha aumentado progressivamente, esse ainda figura-se como incipiente frente ao número de publicações de outras áreas e a demanda de trabalho que esses estudantes requerem.

Biografia do Autor

Ketilin Mayra Pedro, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus Marília

Mestre em Educação. UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Marília. Doutoranda em Educação. UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Marília. Marília – SP – Brasil. 17525-900

Miguel Claudio Moriel Chacon, Psicólogo. Pós-Doutor em Educação. Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação Especial. UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Marília. Marília – SP – Brasil. 17525-900

Psicólogo. Pós-Doutor em Educação. Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências  da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus Marília,

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Publicado

18/12/2015

Como Citar

PEDRO, K. M.; CHACON, M. C. M. Panorama brasileiro e espanhol sobre teses de doutorado na área das altas habilidades/superdotação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 4, p. 1151–1164, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i4.8219. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8219. Acesso em: 6 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos