Políticas educacionais: aproximações entre ensino médio, EJA e educação profissional

Autores

  • Simone Gonçalves Silva Universidade Federal de Pelotas - Pesquisado Capes
  • Cinara Martins Farina Allemand Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul -Professora
  • Antonio Cardoso Oliveira Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Professor
  • Maria Fátima Cóssio Universidade Federal de Pelotas - Professora

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.8250

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Educação Básica. Discussões recorrentes.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as tendências, as especificidades e as convergências nas pesquisas em políticas educacionais, especificamente com relação às possíveis aproximações e articulações sobre o Ensino Médio, a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional. Para tanto, utiliza-se como fonte de análise os artigos apresentados sobre os referidos subtemas na modalidade de comunicação oral do eixo temático “Políticas da educação básica”, no II seminário da ANPAE – região sul, realizado em novembro de 2012. Como metodologia utilizou-se a pesquisa teórica e para a análise dos trabalhos foram construídas categorias, considerando as principais recorrências. A reflexão apresentada ressalta a importância dos debates e a contribuição para o campo de estudos das políticas educacionais.

 

Biografia do Autor

Simone Gonçalves Silva, Universidade Federal de Pelotas - Pesquisado Capes

Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Educação e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. É também pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gestão, Currículo e Políticas Educativas da FAE/UFPEL. As temáticas de maior interesse são: Políticas Educacionais, Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente.

Cinara Martins Farina Allemand, Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul -Professora

Mestra em Políticas Sociais, do Programa em Políticas Sociais da Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, possui graduação em Psicologia - Licenciatura pela Universidade Católica de Pelotas (2000) e graduação em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pelotas (2000). Atua como professora de Psicologia do Trabalho, Relações Humanas e Ética no ensino profissional de nível técnico, da Escola Técnica Estadual João XXIII e como Psicóloga Clínica em consultório particular. Na área de Licenciatura, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, educação, orientação educacional, formação profissional e políticas educacionais para o ensino profissional.

Antonio Cardoso Oliveira, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Professor

Graduado em Administração é Especialista em Gestão de Pessoas, Mestre em Educação e Doutorando em Educação. É professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Desempenha a função de Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas. Sendo também Coordenador Geral da Rede e-Tec Brasil no IFSul. É membro do Grupo de Pesquisa em Gestão, Currículo e Políticas Educativas da FAE/UFPEL e membro do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância - GPE@D.

 

Maria Fátima Cóssio, Universidade Federal de Pelotas - Professora

Graduada em Pedagogia, Especialista em Alfabetização, Mestre e Doutora em Educação na linha de Gestão e Políticas de Educação pela UFRGS/RS. Pós-doutora em Educação pela UFSC/SC na Linha de Pesquisa Educação, Estado e Políticas Públicas. Professora da Faculdade de Educação/UFPEL, atuando na Graduação e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado - PPGE) na linha de Currículo, Profissionalização e Trabalho docente. É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais - NEPPE. É Vice-Presidente da Região Sul da Associação Nacional de Política e Administração da Educação-ANPAE. Realiza estudos e pesquisas principalmente nos seguintes temas: Políticas Educacionais; Gestão educacional e escolar; Nova Gestão Pública e Governança; Currículo e trabalho docente. Tem publicações em livros e em periódicos nas temáticas de estudo.

Downloads

Publicado

13/01/2017

Como Citar

SILVA, S. G.; ALLEMAND, C. M. F.; OLIVEIRA, A. C.; CÓSSIO, M. F. Políticas educacionais: aproximações entre ensino médio, EJA e educação profissional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 278–293, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n1.8250. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8250. Acesso em: 6 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.