A importância do desenvolvimento psicomotor na educação escolar, junto à educação física: uma revisão literária

Autores

  • Giuliano Roberto da Silva Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) - Alfenas - MG - Brasil; Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG - Brasil; Centro Mineiro de Ensino Superior (CEMES) - Campo Belo - MG - Brasil; Universidade de Franca - (UNIFRAN) - SP - Brasil; Secretaria Regional de Educação (SRE VARGINHA) Varginha - MG - Brasil. - Varginha - MG. https://orcid.org/0000-0001-9578-5426
  • Alexandre Maia Reis -Centro Mineiro de Ensino Superior (CEMES) - Campo Belo - MG - Brasil.
  • Juliana Bonaccorsi Campos de Oliveira Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) - Campo Belo - MG - Brasil.
  • Cassiano Merussi Neiva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - (UNESP) - SP - Brasil; Universidad Politécnica de Madrid - (UPM) - Espanha; Universidade José do Rosário Vellano - (UNIFENAS) - MG – Brasil; Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) – SP – Brasil.
  • Daniel dos Santos Universidade de Franca - (UNIFRAN) - Franca - SP - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.8278

Palavras-chave:

Psicomotricidade. Educação Escolar. Educação Física.

Resumo

A Psicomotricidade tem por função destacar a relação entre a motricidade, a mente e a afetividade. Uma criança cuja Psicomotricidade não esteja bem desenvolvida pode apresentar dificuldades na aprendizagem escolar, por exemplo, a criança que não tem seu lado dominante definido pode apresentar dificuldade na leitura, confusão em discernir “b” de “d”, dificuldades de copiar do plano vertical para o horizontal, dentre outras. Por isso vemos a importância de se trabalhar a Psicomotricidade desde o início da alfabetização, e a forma mais indicada é a forma lúdica. Este estudo teve como objetivo comprovar a importância do desenvolvimento psicomotor na educação escolar com a ajuda do profissional de Educação Física. Após a Revisão Literária, conclui-se que como ciência em prol da educação, a Psicomotricidade tem como objetivo educar o movimento, ao mesmo tempo em que desenvolve a inteligência e a afetividade. Portanto, a educação psicomotora é indispensável a toda criança. Toda escola deve promover estímulos para desenvolver em seus alunos as habilidades de esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial, orientação temporal, tônus, postura e equilíbrio, pré-escrita e a psicomotricidade fina.

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Biografia do Autor

Giuliano Roberto da Silva, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) - Alfenas - MG - Brasil; Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG - Brasil; Centro Mineiro de Ensino Superior (CEMES) - Campo Belo - MG - Brasil; Universidade de Franca - (UNIFRAN) - SP - Brasil; Secretaria Regional de Educação (SRE VARGINHA) Varginha - MG - Brasil. - Varginha - MG.

Doutorando "Stricto Sensu" em Promoção de Saúde na Universidade de Franca - UNIFRAN - Franca SP (2014), Mestrado "Stricto Sensu" em Biotecnologia em Saúde na Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR - Três Corações MG (2008), Especialização "Latu Sensu" em Diversidade e Gênero na Escola - Universidade Federal de Lavras - UFLA e Universidade Aberta do Brasil - UAB - Lavras MG (2011), Especialização "Lato Sensu" em Ginástica Especial Corretiva pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - UNIFMU - São Paulo SP (2000), possui graduação "Licenciatura Plena" em Educação Física pela Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON - Lavras MG (1998). Nas Artes Marciais possui as seguintes graduações: Professor Faixa Preta 3º DAN de TAEKWONDO - Belo Horizonte MG (2012), Professor Faixa Preta 1° DAN de NINJUTSU - Nepomuceno MG (2012). Atua nas seguintes instituições de Ensino Superior: Professor da Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON (Lavras-MG), Professor da Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS (Alfenas-MG), Professor do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG (Varginha-MG). Professor Efetivo na Rede Estadual de Ensino atua na Escola Estadual Coronel Joaquim Ribeiro (Nepomuceno-MG). Em academias atua na Espaço Saúde (Nepomuceno-MG) e Gym Center (Lavras-MG). No momento suas atividades principais são: Docência Universitária (Graduação e Pós-Graduação), Educação Física Escolar (Ensino Fundamental), Avaliador Físico, Montagem de Programa de Treinamento (Musculação) e Artes Marciais (TAEKWONDO) e (NINJUTSU). Tem experiência nas seguintes disciplinas em nível Universitário Superior de Graduação: Atletismo, Ginástica Geral, Ginástica Especial Corretiva, Psicomotricidade, Lutas e Artes Marciais, Musculação, Socorros Urgentes, Prática de Formação, Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico, Estágio Supervisionado, Prescrição de Exercício para Atividade Individualizada (Personal Trainer), Motricidade Humana, Treinamento Desportivo, Atividade Física para Grupos Especiais, Esportes Complementares e em nível de Pós Graduação (Latu Sensu): Atividade Física para Grupos Especiais (Hipertensos, Cardiopatas, Obesos, Dislipidemias, Problemas Posturais e Articulares, Problemas do Aparelho Respiratório (Bronquite e Asmáticos), Diabéticos, Gestantes e Terceira Idade).

Alexandre Maia Reis, -Centro Mineiro de Ensino Superior (CEMES) - Campo Belo - MG - Brasil.

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Presidente Antônio Carlos - Campo Belo (2007). Pós Graduação "Lato Sensu" em Terceira Idade: Metodologia e Prescrição de Atividades - Faculdade Metropolita Unidas. Cursando Graduação em Educação Física - Bacharelado - Universidade Federal de Lavras, Cursando Pós Graduação "Lato Sensu" em Treinamento Desportivo - Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente professor das disciplinas Corpo e Movimento, Educação Física Escolar e Ética e Prática Educativa - Centro Mineiro do Ensino Superior 

Juliana Bonaccorsi Campos de Oliveira, Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) - Campo Belo - MG - Brasil.

Graduada em Educação Física pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) - Campo Belo  - MG - Brasil.

Cassiano Merussi Neiva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - (UNESP) - SP - Brasil; Universidad Politécnica de Madrid - (UPM) - Espanha; Universidade José do Rosário Vellano - (UNIFENAS) - MG – Brasil; Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) – SP – Brasil.

Livre Docente, 4 Pós Doutorados, orientador de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. Até agosto de 2016 publicou 116 artigos em periódicos científicos indexados em bases como Web of Science, Medline/PUBMED, Scopus, Index Copernicus, EBSCO, DOAJ, PLoS ONE, LILACS, SciELO, entre outras; Índice de Citações: Web of Science (H) = 8; Google Scholar (i10) = 7 , com 279 citações, sendo 159 delas no presente quadriênio CAPES. Em 2016 completou 25 anos de experiência na docência e pesquisa no Ensino Superior em Universidades Brasileiras e Estrangeiras, atuando como Docente e Tutor junto aos cursos de Graduação em Medicina (método tradicional e PBL), Nutrição, Educação Física, Fisioterapia, Biologia e Psicologia. Disciplinas: Fisiologia de Sistemas Humanos, Neurofisiologia e Controle Neuro-Endócrino, Bioquímica e Metabolismo, Nutrição Humana, Nutrição e Exercício, Fisiologia do Esforço, Epidemiologia e Saúde Humana, Crescimento e Desenvolvimento, Atletismo, Artes Marciais, Pesquisa Quantitativa, Clinica e Experimental em Saúde Humana. Graduado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP -1990), Aprimoramento em Reabilitação Cardíaca (Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese - 1992), Mestrado em Ciências da Motricidade Humana (UNESP - 1995) e Doutorado em Biologia Funcional e Molecular (Fisiologia e Bioquímica) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 1999) com estágio sanduíche (bolsista do Programa de Doutorado com Estágio no Exterior PDEE) pela Second Medical Faculty - Charles University de Praga (CUNI - 1998-99). Possui 4 pós doutorados: Bioquímica (Metabolismo e Bioenergética) - pela Faculdade de Medicina de Botucatu, Depto. de Clínica Médica, Centro de Metabolismo e Nutrição -CEMENUTRI- (UNESP -2000); -Child Physiology Exercise- pela Charles University (CUNI - 2001); pela Universidad Politécnica de Madrid (UPM) realizou 2 pós doutorados: -Bioquímica y Fisiolgia del Esfuerzo- (2004) e -Nuevas Abordajes en Fisiología, Nutrición y Bioquimica del Esfuerzo-(2010). Foi Bolsista-Pesquisador FAPEMIG. Em 2009 obteve o título de Livre Docente pela UNESP, no conjunto de disciplinas: Nutrição Humana e Metabolismo, Bioquímica e Fisiologia do Esforço e Antropometria. Em 2000 tornou-se docente-pesquisador da UNESP - Faculdade de Ciências, onde atualmente é Professor Adjunto Livre Doncete (MS 5) e Coordenador do Laboratório de Metabolismo e Fisiologia do Esforço (MEFE). Professor Titular da Faculdade de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto. Lnhas de pesquisa voltadas aos seguintes temas: Metabolismo, Obesidade, Diabetes, Nutrição Humana, DPOC, Câncer e Fisiologia do Esforço (esforço nos domínios intenso, pesado, severo e anaeróbios).

Daniel dos Santos, Universidade de Franca - (UNIFRAN) - Franca - SP - Brasil.

Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade de Franca , Mestre em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca. Doutor em Alimentos e Nutrição, área de concentração: Ciências Nutricionais- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(UNESP), campus de Araraquara-SP. Atualmente é docente-pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde e do curso de Educação Física- Universidade de Franca. Foi professor adjunto I do Centro Universitário de Patos de Minas, Centro Universitário Claretiano de Batatais e Fisiologista do Franca Futebol Feminino. Coordena o curso de Pós-Graduação lato sensu em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva. Ministra aulas em cursos de pós-graduação lato sensu nas seguintes instituições:Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), Universidade de Franca, Universidade de Ribeirão Preto e Escola Superior de Educação Física de Catanduva. Tem experiência nas áreas de: Fisiologia e Metabolismo, Nutrição Esportiva, Atividade Física e Promoção de Saúde e Treinamento Esportivo.

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Publicado

13/01/2017

Como Citar

DA SILVA, G. R.; REIS, A. M.; DE OLIVEIRA, J. B. C.; NEIVA, C. M.; DOS SANTOS, D. A importância do desenvolvimento psicomotor na educação escolar, junto à educação física: uma revisão literária. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 313–331, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n1.8278. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8278. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos