Contribuições da educação física escolar para o desenvolvimento psíquico do ser humano: primeiros apontamentos
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8298Palavras-chave:
Desenvolvimento do Psiquismo Humano. Educação Escolar. Educação Física Escolar. Prática Pedagógica.Resumo
O presente artigo, de caráter teórico-bibliográfico, objetiva apresentar elementos para a prática pedagógica no âmbito da Educação Física escolar, tendo como referencial teórico a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. Destarte, deu-se ênfase: em compreender a contribuição da educação escolar e, assim, da Educação Física no processo de desenvolvimento psíquico do indivíduo; e na apresentação de elementos didático-metodológicos para a prática pedagógica da Educação Física em proveito de contribuir com a formação integral do indivíduo, por meio da assimilação do conhecimento historicamente sistematizado dessa área do conhecimento. Conclui-se que pela mediação dos aportes teóricos supracitados torna-se possível contribuir e explicitar elementos para a prática pedagógica no campo da Educação Física escolar tendo como principal escopo a formação omnilateral do indivíduo.
Downloads
Referências
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
DAVYDOV, V. V.; ZICHENKO, V. P. A contribuição de Vygotsky para o desenvolvimento da psicologia In: DANIELS, H. (Org.). Vygotsky em foco: pressupostos e desdobramentos. Campinas: Papirus, 1994. p. 151-168.
DELLA FONTE, S. S. Fundamentos teóricos da pedagogia histórico-crítica. In: MARSIGLIA, A. C. G. (Org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas: Autores Associados, 2011. p. 23-42.
DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 4. ed., Campinas: Autores Associados, 2006.
DUARTE, N. A individualidade para si: contribuições a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. 3. ed., Campinas: Autores Associados, 2013.
DUARTE, N.; MARTINS, L. M. As contribuições de Aleksei Nikolaevich Leontiev para o entendimento da relação entre educação e cultura em tempos de relativismo pós-moderno. In: FERRO, O. M. R.; LOPES, Z. A. (Orgs.). Educação e cultura: lições do universo pantaneiro. Campo Grande, UFMS, 2013. p. 49-74.
FRIZZO, G. F. E. Objeto de estudo da educação física: as concepções materialistas e idealistas na produção de conhecimento. Revista Motrivivência, Florianópolis, ano XXV, n. 40, p. 192-206, 2013.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
LURIA, A. R. Vigotskii. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 12. ed., São Paulo: Ícone, 2012. p. 21-38.
MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. 2. ed., Campinas: Alínea, 2010.
MARTINS, L. M. Pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural. In: MARSIGLIA A. C. G. (Org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas: Autores Associados, 2011. p. 43-57.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013a.
MARTINS, L. M. O papel da educação escolar na formação de conceitos. In: MARSIGLIA, A. C. G. (Org.). Infância e pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013b. p. 117-144.
MARSIGLIA, A. C. G. Contribuições para os fundamentos teóricos da prática pedagógica histórico-crítica. In: MARSIGLIA, A. C. G. (Org.). Infância e pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013. p. 213-246.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo, Boitempo Editorial, 2008.
MARX, K. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858. São Paulo, Boitempo Editorial, 2011.
MARX, K. O capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo, Boitempo Editorial, 2014.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo, Boitempo Editorial, 2007.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed., Campinas: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 41. ed., Campinas: Autores Associados, 2009.
SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. 2. ed., Campinas: Autores Associados, 2012a.
SAVIANI, D. Marxismo, educação e pedagogia. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012b. p. 59-86.
SAVIANI, D. “Prefácio”. In: MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013. p. xiii-xvi.
SFORNI, M. S. F. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da teoria da atividade. Araraquara: JM Editora, 2004.
VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: LEONTIEV, A. N. et al., Psicologia e pedagogia: bases psicológicas de aprendizagem e do desenvolvimento. 4. ed., São Paulo: Centauro, 2005. p. 25-42.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2010a.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. 3. ed., São Paulo, Martins Fontes: 2010b.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.