Contribuições da educação física escolar para o desenvolvimento psíquico do ser humano: primeiros apontamentos

Autores

  • Matheus Bernardo Silva UNICAMP
  • Maria Auxiliadora Cavazotti

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8298

Palavras-chave:

Desenvolvimento do Psiquismo Humano. Educação Escolar. Educação Física Escolar. Prática Pedagógica.

Resumo

O presente artigo, de caráter teórico-bibliográfico, objetiva apresentar elementos para a prática pedagógica no âmbito da Educação Física escolar, tendo como referencial teórico a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. Destarte, deu-se ênfase: em compreender a contribuição da educação escolar e, assim, da Educação Física no processo de desenvolvimento psíquico do indivíduo; e na apresentação de elementos didático-metodológicos para a prática pedagógica da Educação Física em proveito de contribuir com a formação integral do indivíduo, por meio da assimilação do conhecimento historicamente sistematizado dessa área do conhecimento. Conclui-se que pela mediação dos aportes teóricos supracitados torna-se possível contribuir e explicitar elementos para a prática pedagógica no campo da Educação Física escolar tendo como principal escopo a formação omnilateral do indivíduo.

Biografia do Autor

Matheus Bernardo Silva, UNICAMP

Licenciado em Educação Física pela UNESC. Mestre em Educação pela UFPR. Doutorando em Educação pela UNICAMP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas HISTEDBR (GT/UNICAMP).

Maria Auxiliadora Cavazotti

Pós-Doutora em Educação pela UNICAMP. Mestre e Doutora em Educação: História e Filosofia da Educação pela PUC/SP. Professora do quadro docente do PPGE da Universidade Tuiuti do Paraná (1998 a 2008). Docente credenciada do PPGE da UFPR na Linha de Pesquisa Trabalho, Tecnologia e Educação (2011 a 2013).

Referências

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

DAVYDOV, V. V.; ZICHENKO, V. P. A contribuição de Vygotsky para o desenvolvimento da psicologia In: DANIELS, H. (Org.). Vygotsky em foco: pressupostos e desdobramentos. Campinas: Papirus, 1994. p. 151-168.

DELLA FONTE, S. S. Fundamentos teóricos da pedagogia histórico-crítica. In: MARSIGLIA, A. C. G. (Org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas: Autores Associados, 2011. p. 23-42.

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 4. ed., Campinas: Autores Associados, 2006.

DUARTE, N. A individualidade para si: contribuições a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. 3. ed., Campinas: Autores Associados, 2013.

DUARTE, N.; MARTINS, L. M. As contribuições de Aleksei Nikolaevich Leontiev para o entendimento da relação entre educação e cultura em tempos de relativismo pós-moderno. In: FERRO, O. M. R.; LOPES, Z. A. (Orgs.). Educação e cultura: lições do universo pantaneiro. Campo Grande, UFMS, 2013. p. 49-74.

FRIZZO, G. F. E. Objeto de estudo da educação física: as concepções materialistas e idealistas na produção de conhecimento. Revista Motrivivência, Florianópolis, ano XXV, n. 40, p. 192-206, 2013.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LURIA, A. R. Vigotskii. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 12. ed., São Paulo: Ícone, 2012. p. 21-38.

MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. 2. ed., Campinas: Alínea, 2010.

MARTINS, L. M. Pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural. In: MARSIGLIA A. C. G. (Org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas: Autores Associados, 2011. p. 43-57.

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013a.

MARTINS, L. M. O papel da educação escolar na formação de conceitos. In: MARSIGLIA, A. C. G. (Org.). Infância e pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013b. p. 117-144.

MARSIGLIA, A. C. G. Contribuições para os fundamentos teóricos da prática pedagógica histórico-crítica. In: MARSIGLIA, A. C. G. (Org.). Infância e pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013. p. 213-246.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo, Boitempo Editorial, 2008.

MARX, K. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858. São Paulo, Boitempo Editorial, 2011.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo, Boitempo Editorial, 2014.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo, Boitempo Editorial, 2007.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed., Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 41. ed., Campinas: Autores Associados, 2009.

SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. 2. ed., Campinas: Autores Associados, 2012a.

SAVIANI, D. Marxismo, educação e pedagogia. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012b. p. 59-86.

SAVIANI, D. “Prefácio”. In: MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013. p. xiii-xvi.

SFORNI, M. S. F. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da teoria da atividade. Araraquara: JM Editora, 2004.

VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: LEONTIEV, A. N. et al., Psicologia e pedagogia: bases psicológicas de aprendizagem e do desenvolvimento. 4. ed., São Paulo: Centauro, 2005. p. 25-42.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2010a.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. 3. ed., São Paulo, Martins Fontes: 2010b.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2012.

Downloads

Publicado

04/03/2017

Como Citar

Bernardo Silva, M., & Cavazotti, M. A. (2017). Contribuições da educação física escolar para o desenvolvimento psíquico do ser humano: primeiros apontamentos. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 12(esp.), 689–707. https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8298

Edição

Seção

Artigos