O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICS) e as escolas de referência em gestão

Autores

  • Fátima da Silva Batista Professora de Filosofia e Sociologia em escola de ensino médio do estado do Rio de Janeiro.
  • Wania Regina Coutinho Gonzalez Universidade Estácio e Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ FEBF

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.8316

Palavras-chave:

Gestão Escolar. Tecnologias da Informação e Comunicação. Educação.

Resumo

: Este texto versa sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e os seus desdobramentos tanto para a qualidade do ensino como para a obtenção de premiação no âmbito da Gestão Escolar. O desenvolvimento dessa temática foi feito a partir de pesquisa de campo realizada com gestores de escolas públicas localizadas em diferentes estados, as quais possuíam em comum o fato de terem obtido boa avaliação no Prêmio em Gestão Escolar. O estudo de natureza qualitativa foi conduzido por meio de observações, análise documental e entrevistas semiestruturadas, com a participação de nove gestores. A relevância do estudo situa-se, particularmente, nas contribuições oferecidas em termos de subsídios para processos de transformação direcionados ao trabalho desenvolvido pelos gestores com relação às TICs. Dentre os resultados do estudo destacam-se: (a) quanto à maneira como as TICs são utilizadas, evidenciou-se a preocupação dos gestores de que as mesmas não sejam dissociadas do projeto pedagógico da escola; (b) em relação à contribuição efetiva das TICs para a obtenção do prêmio, revelaram que o seu grande diferencial na utilização delas é a maneira como são incorporadas no processo de ensino aprendizagem, destacando suas potencialidades como uma ação inovadora no cotidiano da escola. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima da Silva Batista, Professora de Filosofia e Sociologia em escola de ensino médio do estado do Rio de Janeiro.

Graduada em Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2014). Exerce a função de Supervisora Educacional. Atuou como Orientadora de Gestão no Programa Estadual de Gestão Escolar no Rio de Janeiro. Leciona as disciplinas de Filosofia e Sociologia em escola de ensino médio. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em processos de supervisão e gestão, estando atualmente interessada em estudos e pesquisas voltados para a questão da educação profissional e das políticas públicas relacionadas a gestão escolar.

Wania Regina Coutinho Gonzalez, Universidade Estácio e Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ FEBF

Graduada em Sociologia e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Possui mais de vinte anos de experiência no Magistério do Ensino Superior. Ingressou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, em abril de 2008, mediante aprovação em concurso público, na área Gestão de Sistemas Educacionais, Categoria Adjunto. A partir de 2009 passou a compor o corpo do docente do Mestrado em Educação e Cultura das Periferias Urbanas da UERJ/ FEBF, onde orientou 5 dissertações. Integra o corpo docente do Mestrado Acadêmico em Educação e Cultura Contemporânea da Universidade Estácio de Sá - UNESA, onde orientou oito dissertações de mestrado na linha de pesquisa: Trabalho, Meio Ambiente e Educação, dez na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão e 1 tese de Doutorado na Linha Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais.

Downloads

Publicado

20/12/2016

Como Citar

BATISTA, F. da S.; GONZALEZ, W. R. C. O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICS) e as escolas de referência em gestão. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 2159–2173, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n4.8316. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8316. Acesso em: 9 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos