O fenômeno do bullying homofóbico nas instituições de ensino: o direito à igualdade sexual e o princípio da dignidade da pessoa humana

Autores

  • Graziela Raupp Pereira Pós-doutorado em Educação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação Sexual e Formação de Professores (EDUSEX CNPq) e do Laboratório de Educação Sexual (LabEdusex). UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Educação a Distância. Florianópolis – SC – Brasil. 88.035-901
  • Cristina Monteggia Varela Doutoranda em Educação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gênero e Diversidade na Escola (GESE). FURG - Universidade Federal de Rio Grande - Pós-Graduação em Educação em Ciências. Rio Grande – RS – Brasil. 96203-900
  • Guilherme Pereira Silveira Especialista e Bacharel em Direito. Assistente de Promotoria do Ministério Público de Santa Catarina. Florianópolis – SC – Brasil. 88015-904

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i6.8333

Resumo

O presente artigo propõe compreender o fenômeno do bullying homofóbico, com o intuito de verificar qual o respaldo desta problemática no direito à igualdade sexual e no princípio da dignidade da pessoa humana. Para tanto, estudou-se as características gerais do fenômeno do bullying homofóbico, trazendo conceituação, especificidades e pressupostos dessa violência social que é um dos temas mais polêmicos da atualidade. Abordou-se, por derradeiro, uma análise sobre um dos Direitos Sexuais, entendidos como Direitos Humanos fundamentais e universais – o direito à igualdade sexual e um dos fundamentos basilares da Constituição Federal do Brasil, a dignidade da pessoa humana. Assim, buscou-se demonstrar as consequências que a prática do bullying homofóbico traz à humanidade, enfatizando para a importância da conscientização desta problemática no desenvolvimento saudável do ser humano, com a liberdade das discriminações, independentemente de qualquer diferença, sexo, gênero, orientação sexual, geracional, etnia-racial, classe social, religião, deficiências, entre outras (Was, 2014). Procurou-se, para as referidas análises, utilizar-se do mais recente material bibliográfico. Por fim, destaca-se que o fenômeno do bullying homofóbico necessita ser compreendido, senão acabar-se-á legitimando sua prática e, consequentemente, esquecerse- á de proteger à condição humana.

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Publicado

28/01/2016

Como Citar

PEREIRA, G. R.; VARELA, C. M.; SILVEIRA, G. P. O fenômeno do bullying homofóbico nas instituições de ensino: o direito à igualdade sexual e o princípio da dignidade da pessoa humana. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. esp2, p. 1489–1506, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v10i6.8333. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8333. Acesso em: 22 dez. 2024.