Expressões da sexualidade: estudo a partir da construção da masculinidade em estudantes do ensino médio

Autores

  • Rinaldo Correr USC - Universidade do Sagrado Coração. Centro de Ciências Humanas. Bauru – SP – Brasil. 17044-160
  • Ana Paula Vianna de Souza Graduanda em Psicologia. USC - Universidade do Sagrado Coração. Centro de Ciências Humanas. Bauru – SP – Brasil. 17044-160

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i6.8336

Resumo

Analisou-se a maneira pela qual a construção da masculinidade se vincula às práticas sociais no exercício da sexualidade, por meio do discurso de estudantes adolescentes. Participaram 20 estudantes (idade: 14 e 17 anos), de escola pública (interior - São Paulo). Optou-se pelos procedimentos metodológicos: 1) encontro inicial para apresentação de pequenos recortes do filme “Tróia”, discussão sobre masculinidades (expressões de sexualidade) e questionário; 2) seleção dos alunos com maior número de respostas afirmativas (gênero) e tabulação dos dados (questionário); 3) entrevista não padronizada em ambiente on-line. Os dados obtidos foram submetidos à Análise de Conteúdo (Bardin). A base analítica das discussões apoiouse na Teoria das Representações sociais e na revisão recente da literatura especializada. Nos resultados, foram identificadas as categorias: papéis de gênero; saúde-corpo-sexualidade e relacionamentos como expressões das representações sociais dos participantes do estudo, sendo estas relacionadas aos significados que permeiam as noções de masculinidades e dos impactos possíveis na vivência da sexualidade. Assim, este estudo considera que, após a realização das análises, tornou-se perceptível a necessidade de melhor encaminhar as políticas de atenção à educação sexual nas escolas, a partir do acolhimento das manifestações originadas no contexto das trajetórias de vida dos estudantes do ensino médio.

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Publicado

28/01/2016

Como Citar

CORRER, R.; SOUZA, A. P. V. de. Expressões da sexualidade: estudo a partir da construção da masculinidade em estudantes do ensino médio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. esp2, p. 1545–1560, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v10i6.8336. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8336. Acesso em: 29 mar. 2024.