Encadeamentos da teoria de Vygotsky aos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação infantil mediada pela construção do brinquedo

Autores

  • Fábio Tadeu Reina Professor Doutor e Coordenador do Mestrado em Educação. UNIARA – Universidade de Araraquara. Araraquara – SP – Brasil. 14802-215
  • Luci Regina Muzzeti Professora Doutora do Departamento de Didática. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Araraquara – SP – Brasil. 14800-000

DOI:

https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p385

Palavras-chave:

Teoria Vygotsky, Brinquedos, Desenvolvimento, Educação infantil,

Resumo

O presente artigo tem como objetividade apontar alguns dos encadeamentos da teoria sócio histórica cultural de Vygotsky ao processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil mediada pela construção dos brinquedos e das brincadeiras. Nesta direção, procura acercar os fundamentos desta teoria com o intuito de introjetar o leitor em sua obra na busca de reflexões e leituras sobre a temática aqui proposta.

Biografia do Autor

Fábio Tadeu Reina, Professor Doutor e Coordenador do Mestrado em Educação. UNIARA – Universidade de Araraquara. Araraquara – SP – Brasil. 14802-215

Possui graduação em Educação Fisica pela Fundação Educacional de São Carlos (1986), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal (1988) , mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), Pós-Doutorado em Sexualidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ( NUSEX - Núcleo de Sexualidade) vinculado ao Departamento de Psicologia da Educação (2011).Atualmente é professor titular do Centro Universitário de Araraquara, professor efetivo da rede básica do ensino do Estado de São Paulo e professor de educação fisica efetivo da Secretaria Municipal de Esportes e lazer de Araraquara , atuando principalmente nos seguintes temas: enfrentamento à violência simbólica, educação fisica escolar, inclusão social, desigualdade cultural ,teoria na educação fisica, gestão e politicas educacionais.

Downloads

Publicado

04/05/2016

Como Citar

Reina, F. T., & Muzzeti, L. R. (2016). Encadeamentos da teoria de Vygotsky aos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação infantil mediada pela construção do brinquedo. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 11(esp.1), 385–394. https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p385

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>