O compromisso do profissional em formação com a sociedade: relato de experiência intensiva e multidisciplinar de extensão universitária

Autores

  • Juliana Campregher Pasqualini UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Ciências de Bauru - Departamento de Psicologia. Bauru - SP
  • Fernando Ramalho Martins UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Ciências e Letras - Departamento de Administração Pública. Araraquara – SP
  • Roberto Carlos Miguel UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Ciências e Letras - Departamento de Psicologia da Educação. Araraquara – SP

DOI:

https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.n2.p644

Palavras-chave:

Extensão universitária. Formação profissional. Processo grupal. Políticas sociais. Projeto Rondon.

Resumo

Esse artigo relata uma experiência de extensão multidisciplinar intensiva em um município de pequeno porte no Estado do Mato Grosso realizada em julho de 2015 por um grupo de dois professores e oito alunos da UNESP (Universidade Estadual Paulista) que participaram de uma Operação do Projeto Rondon. A equipe foi formada por docentes e alunos dos cursos de Administração Pública, Ciências Biológicas, Farmácia, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social. Relataremos aqui o processo de preparação, planejamento e execução das ações da equipe, destacando os principais resultados, as dificuldades enfrentadas, a contribuição para a formação discente e aspectos que, em nossa análise, se mostraram fundamentais para a consecução dos objetivos: o processo grupal e a eleição das políticas sociais e garantia de direitos como articuladores fundamentais da intervenção.

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Publicado

06/07/2016

Como Citar

PASQUALINI, J. C.; MARTINS, F. R.; MIGUEL, R. C. O compromisso do profissional em formação com a sociedade: relato de experiência intensiva e multidisciplinar de extensão universitária. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 2, p. 644–666, 2016. DOI: 10.21723/RIAEE.v11.n2.p644. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8514. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos