Pressupostos teóricos da educação: algumas reflexões históricas

Autores

  • Rodrigo Regert Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)
  • Arã Paraguassú Ribeiro Vale do Rio do Peixe – UNIARP. Caçador/SC
  • Everaldo da Silva Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP
  • Joel Haroldo Baade Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8542

Palavras-chave:

Pressupostos teóricos. Reflexões. Educação. História.

Resumo

A educação sempre foi tema de muita discussão e ainda continua sendo. Baseado nessa ideia, o presente artigo tem como objetivo discutir os pressupostos teóricos da educação, iniciando com a própria ideia do desenvolvimento intelectual humano e passando pela Idade Antiga, Média, Moderna e Contemporânea. É importante ressaltar que o artigo não tem a pretensão de esgotar toda essa temática, nem mesmo de abordar todos os pressupostos teóricos, o que de fato seria impossível, porém propõe-se a iniciar ou até mesmo continuar essa discussão. Para isso a pesquisa, utilizou-se do método descritivo e o seu procedimento técnico se deu de forma bibliográfica. Conclui-se que é importante discutir sobre os pressupostos teóricos da educação na história, pois sem isso tampouco é possível entender a educação atual.

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Biografia do Autor

Rodrigo Regert, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Filósofo. Mestrando em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Bolsista do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior, programa de concessão de Bolsas de Estudo, da Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina, previsto no Art. 171 da Constituição Estadual. E-mail: regert.rodrigo@gmail.com

Arã Paraguassú Ribeiro, Vale do Rio do Peixe – UNIARP. Caçador/SC

Químico. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Sociedade da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. Caçador/SC. E-mail: araqmc@gmail.com.

Everaldo da Silva, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP

Cientista Social. Doutor em Sociologia Política (UFSC). Professor e Pesquisador no Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE. E-mail: prof.evesilva@gmail.com

Joel Haroldo Baade, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).

Teólogo. Doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Docente e Pesquisador da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). E-mail: baadejoel@gmail.com

Referências

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Publicado

05/07/2017

Como Citar

REGERT, R.; PARAGUASSÚ RIBEIRO, A.; SILVA, E. da; HAROLDO BAADE, J. Pressupostos teóricos da educação: algumas reflexões históricas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1756–1773, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8542. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8542. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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