A produção de conhecimento em políticas educacionais dos programas de pós-graduação em educação da Universidade Estadual Paulista

Autores

  • Kellcia Rezende Souza Doutoranda em Educação Escolar. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara – SP – Brasil. 14800-901
  • Maria Teresa Micely Kerbauy Docente de Pós-Graduação em Educação Escolar. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara – SP – Brasil. 14800-901

DOI:

https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p331

Palavras-chave:

Pesquisas, Política educacional, Pós-graduação,

Resumo

O presente estudo analisa as tendências subjacentes as pesquisas em políticas educacionais na produção dos programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo. Os dados foram analisados a partir dos conteúdos dos resumos. Tomamos como objeto para compreender esta problemática as dissertações e teses, com temáticas voltadas para a área da política educacional. Foram selecionadas 85 pesquisas, no período de 2009 à 2013. Os trabalhos traduzem o panorama de tendências e olhares predominantes no campo das políticas educacionais dos programas da instituição, representado no quadro de 5 categorias temáticas: Estudos sobre políticas e programas governamentais; Legislação e direito à educação; Políticas de financiamento e gestão; Políticas de avaliação e Papel dos partidos políticos e outras entidades da sociedade civil. A análise empreendida demonstra os avanços do campo de conhecimento focalizado e os limites que se apresentam para a consolidação da área.

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Publicado

04/05/2016

Como Citar

Souza, K. R., & Kerbauy, M. T. M. (2016). A produção de conhecimento em políticas educacionais dos programas de pós-graduação em educação da Universidade Estadual Paulista. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 11(esp.1), 331–341. https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p331

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