A ética profissional na formação de psicólogos: um estudo bibliográfico e documental

Autores

  • Juliene de Cassia Leiva Psicóloga. UNESP – Universidade Estadual Paulista – Campus Assis. Mestre em Educação Especial pela UFSCar. Doutoranda em Educação Escolar na UNESP – Universidade Estadual Paulista – Campus Araraquara. Araraquara – SP – Brasil. 14800-901
  • Sebastião de Souza Lemes Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia. USP - Universidade de São Paulo. Professor da UNESP - Universidade Estadual Paulista – Campus Araraquara. Araraquara – SP – Brasil. 14800-901

DOI:

https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p539

Palavras-chave:

Ética profissional, Formação em psicologia, Diretrizes curriculares,

Resumo

Foi realizado um estudo bibliográfico na base de dados Scielo, de natureza descritiva, de modo a conhecer como o tema ética profissional se faz presente na formação de psicólogos. Os dados obtidos foram analisados de forma articulada a documentos subsidiários dessa formação, como as Diretrizes Nacionais para a Formação de Psicólogos e o Código de Ética Profissional do Psicólogo, apontando para os principais desafios a serem considerados na atualidade, em tal contexto. Foi também analisado o Projeto Pedagógico do curso de Psicologia de um Centro Universitário do interior do Estado de São Paulo, que evidenciou a operacionalização dos eixos estruturantes propostos pelas diretrizes, os quais abrangem parcialmente o componente “ética profissional”, com ênfase em aspectos procedimentais e atitudinais na formação do psicólogo.

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Publicado

04/05/2016

Como Citar

LEIVA, J. de C.; LEMES, S. de S. A ética profissional na formação de psicólogos: um estudo bibliográfico e documental. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp.1, p. 539–549, 2016. DOI: 10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p539. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8573. Acesso em: 28 fev. 2021.