Educação infantil: a cidade, o currículo, a cultura digital

Maria da Graça Moreira Silva, Fernando José Almeida

Resumo


Este artigo reflete sobre o diálogo emergente e necessário sobre a cidade, a escola, as crianças, o currículo, os educadores e o uso das tecnologias no contexto da escola. Reconhece as tensões, contradições e desigualdades que emergem desse contexto, em especial dos territórios vulneráveis de grandes centros urbanos e conceitua tanto o currículo quanto as tecnologias como direito público, gratuito e universal a ser assegurado. A construção deste currículo é tarefa histórica, recém-demandada à Escola do Brasil, pela escolha de seu modelo econômico e social. Desafio da sociedade, desafio das políticas públicas, direito da criança e dever do Estado.

Palavras-chave


Currículo. Educação Infantil. Novas tecnologias na educação. Formação docente. Tecnologias da informação e comunicação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.n2.p589



Direitos autorais 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

 

Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

DOI Prefix: 10.21723/riaee

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.