Educação infantil: a cidade, o currículo, a cultura digital

Autores

  • Maria da Graça Moreira Silva PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Departamento de Computação - Pós-graduação em Educação. São Paulo – SP
  • Fernando José Almeida PUC- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Educação - Departamento de Tecnologia da Educação. São Paulo – SP

DOI:

https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.n2.p589

Palavras-chave:

Currículo. Educação Infantil. Novas tecnologias na educação. Formação docente. Tecnologias da informação e comunicação.

Resumo

Este artigo reflete sobre o diálogo emergente e necessário sobre a cidade, a escola, as crianças, o currículo, os educadores e o uso das tecnologias no contexto da escola. Reconhece as tensões, contradições e desigualdades que emergem desse contexto, em especial dos territórios vulneráveis de grandes centros urbanos e conceitua tanto o currículo quanto as tecnologias como direito público, gratuito e universal a ser assegurado. A construção deste currículo é tarefa histórica, recém-demandada à Escola do Brasil, pela escolha de seu modelo econômico e social. Desafio da sociedade, desafio das políticas públicas, direito da criança e dever do Estado.

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Biografia do Autor

Maria da Graça Moreira Silva, PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Departamento de Computação - Pós-graduação em Educação. São Paulo – SP

Maria da Graça Moreira da Silva concluiu o doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2004. Atualmente é docente do Departamento de Computação e do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  Integra o  Programa Postdoctoral de Investigación en Ciencias Sociales Niñez y Juventud, oferecido pelo Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud numa parceria entre Brasil, México e Colômbia. Consultora educacional na implantação de projetos educacionais em secretarias de educação

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Publicado

06/07/2016

Como Citar

SILVA, M. da G. M.; ALMEIDA, F. J. Educação infantil: a cidade, o currículo, a cultura digital. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 2, p. 589–603, 2016. DOI: 10.21723/RIAEE.v11.n2.p589. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8608. Acesso em: 23 jun. 2021.

Edição

Seção

Artigos