O horizonte da pedagogia social: uma perspectiva de aproximação conceitual

José Leonardo Rolim de Lima Severo

Resumo


O texto delineia aspectos teóricos de constituição do campo da Pedagogia Social, perspectivando um horizonte de aproximação às estruturas conceituais que o perfazem à luz de considerações acerca de sua trajetória histórica iniciada ao final do século XIX. A composição textual se estrutura em quatro partes que desdobram o debate sobre a emergência conceitual da Pedagogia Social, o desenvolvimento e amadurecimento do seu campo científico-disciplinar, a configuração do seu objeto de conhecimento e discussões contemporâneas pautadas no contexto brasileiro de busca pela afirmação e consolidação acadêmica do campo.


Palavras-chave


Pedagogia social. Educação social. Pedagogia.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. CNE. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia. Resolução n. 1, de 15 de maio de 2006. Brasília: MEC, 2006.

CABANAS, José Maria Quintana. Pedagogía social. Madrid: Editorial Dykinson, 1984.

CARRERAS, Juan Sáez. MOLINA, José G. Pedagogía social: pensar la educación social como profesión. Madrid: Alianza Editorial, 2006.

GOHN, Maria da Gloria. Educação não-formal e o educador social: atuação e desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.

CARIDE GÓMEZ, Jose Antonio. La pedagogía social ante el proceso de convergencia europea de la educación superior. Pedagogía social. Revista Interuniversitaria, n. 14, 2007, p. 11-31.

LUZURIAGA, Lorenzo. Pedagogía social y política. Buenos Aires: Editorial Losada, 1961.

PÉREZ SERRANO, Gloria. Pedagogía social-educación social: construcción científica e intervención práctica. 3 ed. Madrid: Narcea, 2010.

RODRIGUEZ, Alfredo. BERNAL, Aurora. URPÍ, Carmen. Retos de la educación social. España: Ediciones Eunate, 2005.

SAVIANI, Demerval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SCARPA, Paola. CORRENTE, Marco. La dimensión europea del educador social. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, n. 14, 2007, p. 63-74.

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima; MACHADO, Érico Ribas; RODRIGUES, Marli de Fátima. Pedagogia, pedagogia social e educação social no Brasil: entrecruzamentos, tensões e possibilidades. Interfaces científicas – educação. Aracaju, v.3, n.1, 2015, p.11-20.

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima; PIMENTA, Selma Garrido. A pedagogia entre o passado e a contemporaneidade: apontamentos para uma ressignificação epistemológica. Inter-ação, Goiânia, v.40, n.3, set./dez. 2015, p.479-493.




DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8802



Direitos autorais 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

 

Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

DOI Prefix: 10.21723/riaee

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.