O horizonte da pedagogia social: uma perspectiva de aproximação conceitual

Autores

  • José Leonardo Rolim de Lima Severo Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8802

Palavras-chave:

Pedagogia social. Educação social. Pedagogia.

Resumo

O texto delineia aspectos teóricos de constituição do campo da Pedagogia Social, perspectivando um horizonte de aproximação às estruturas conceituais que o perfazem à luz de considerações acerca de sua trajetória histórica iniciada ao final do século XIX. A composição textual se estrutura em quatro partes que desdobram o debate sobre a emergência conceitual da Pedagogia Social, o desenvolvimento e amadurecimento do seu campo científico-disciplinar, a configuração do seu objeto de conhecimento e discussões contemporâneas pautadas no contexto brasileiro de busca pela afirmação e consolidação acadêmica do campo.

Biografia do Autor

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraíba

Doutor e Mestre em Educação. Licenciado em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba, atuando no Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação.

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Publicado

15/10/2017

Como Citar

ROLIM DE LIMA SEVERO, J. L. O horizonte da pedagogia social: uma perspectiva de aproximação conceitual. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2122–2137, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8802. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8802. Acesso em: 3 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos