Trabalho docente com alunos público-alvo da educação especial na educação infantil

Jaqueline Belga Marques, Claudia Regina Mosca Giroto

Resumo


O presente artigo teve por objetivo analisar o trabalho docente, na Educação Infantil, com alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), em sala de aula comum, particularmente no que se refere a alunos com transtorno do espectro autista. Para tal, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com a participação de uma docente da Educação Infantil, que atua em uma escola da rede municipal, de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Para alcançar o objetivo proposto, a professora participou de uma entrevista semiestruturada. Como resultado, constatou-se, quanto à inclusão de aluno com transtorno do espectro autista, barreiras atitudinais e confusões conceituais sobre o perfil desse público. Foi verificada a necessidade de adoção de práticas colaborativas que envolvam não apenas o professor generalista, que atua na sala regular, e o especialista, responsável pela oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE), na sala de recursos multifuncionais, mas também a escola, como um todo, a família e demais profissionais envolvidos. É premente a necessidade de discussão acerca do descompasso entre o discurso e a prática de professores da Educação Infantil frente à inclusão de alunos PAEE, principalmente no que diz respeito ao aspecto atitudinal, aqui ressaltado pelas contradições acerca da favorabilidade à inclusão e das práticas pedagógicas inclusivas.

Palavras-chave


Educação Infantil; Formação de professores; Trabalho docente; Público-alvo da Educação Especial; Educação Inclusiva.

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v11.esp2.p895-910



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Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

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