Educação inclusiva: o olhar do professor sobre a prática pedagógica para o aluno com deficiência no ensino fundamental II

Autores

  • Juliana Cavalcante de Andrade Louzada UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Pós-graduação em Educação Especial. Marília – SP
  • Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Pós-graduação em Educação Especial. Marília – SP

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.esp2.p986-999

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Ensino fundamental, Educação especial

Resumo

objetivo do estudo foi investigar a visão do professor sobre o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial (PAEE) no ensino fundamental II. Participaram do estudo duas professoras de uma escola da rede estadual de ensino, que atuam em sala de aula comum em diferentes áreas do conhecimento. Trata-se de um Estudo de Caso de abordagem qualitativa, que adotou como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semiestruturado. Posterior à realização das entrevistas, foi feita a transcrição das gravações na íntegra a fim de obter os dados para análise. A análise desse material foi realizada a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados revelam o conhecimento dos participantes sobre os apoios pedagógicos especializados ofertados aos alunos PAEE para cursar o ensino fundamental. Embora reconheçam a importância desse suporte, indicam a falta de qualificação profissional para orientá-los na apropriação do currículo em sala de aula comum. Somadas a esse aspecto, considerar como os professores buscam diminuir a exclusão e qualificar o rendimento escolar para esse alunado nesta etapa de ensino, constitui-se a tônica deste estudo.

Biografia do Autor

Juliana Cavalcante de Andrade Louzada, UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Pós-graduação em Educação Especial. Marília – SP

Mestranda em Educação Especial

Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Pós-graduação em Educação Especial. Marília – SP

Pós-graduação em Educação Especial. Marília – SP

Downloads

Publicado

27/09/2016

Como Citar

LOUZADA, J. C. de A.; MARTINS, S. E. S. de O. Educação inclusiva: o olhar do professor sobre a prática pedagógica para o aluno com deficiência no ensino fundamental II. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp2, p. 986–999, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.esp2.p986-999. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8938. Acesso em: 28 fev. 2021.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.