Inclusão escolar no ensino médio: desafios da prática docente

Autores

  • Patrícia Mara Almeida Garcia UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP
  • Rosimeire Ferreira Diniz UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP
  • Morgana de Fátima Agostini Martins UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.esp2.p1000-1016

Palavras-chave:

Educação especial, Inclusão escolar, Ensino méd

Resumo

Este artigo apresenta os dados de uma pesquisa que desenvolvemos como parte de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da FCL/CAr da Unesp, que se propôs a analisar o trabalho docente no contexto da inclusão escolar em todos os níveis de ensino. Realizamos uma pesquisa com professores do Ensino Médio, de uma escola do interior de Minas Gerais, que atendia alunos público-alvo da educação especial - PAEE. O objetivo foi observar e analisar como tem se dado o processo de inclusão nesta unidade escolar, quais os desafios enfrentados e os subsídios oferecidos pela escola. Desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizamos como procedimento metodológico o Estudo de Caso e como instrumentos de pesquisa usamos um questionário, que foi aplicado a 5 professores, realizamos observações com registro em diário de campo para caracterizar a escola em relação a sua estrutura física e para compreensão dos processos pedagógicos, analisamos o Projeto Político Pedagógico e a dinâmica de estruturação da escola. Os resultados mostram, entre outros, que a inclusão de alunos PAEE no Ensino Médio ainda é muito frágil, que os professores não se sentem preparados e, portanto, não realizam adaptações considerando as diferenças, que o PPP não é elaborado de forma coletiva e participativa e que se faz necessário um engajamento de toda a equipe escolar na busca das alterações necessárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Mara Almeida Garcia, UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP

Aluna Especial

Rosimeire Ferreira Diniz, UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP

Aluna Especial

Morgana de Fátima Agostini Martins, UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados. Faculdade de Educação

Pós-graduação em Educação. Dourados – MS – Brasil

Downloads

Publicado

27/09/2016

Como Citar

GARCIA, P. M. A.; DINIZ, R. F.; MARTINS, M. de F. A. Inclusão escolar no ensino médio: desafios da prática docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp2, p. 1000–1016, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.esp2.p1000-1016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8939. Acesso em: 22 dez. 2024.