Acessibilidade na educação superior também envolve o trabalho pedagógico

Eliane Aparecida Piza Candido, Claudia Regina Siena do Nascimento, Morgana de Fátima Agostini Martins

Resumo


Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a inclusão na Educação Superior e as práticas pedagógicas que podem contribuir para a realização dessa inclusão, salientando a dívida histórica que o Brasil possui baseada na exclusão e segregação de pessoas com deficiência que estão em constante luta por seus direitos, que sendo pouco a pouco garantidos têm um maior foco na Educação Básica e, atualmente, objetiva envolver de forma mais efetiva a Educação Superior. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou como procedimento metodológico um levantamento bibliográfico sobre o tema, bem como a verificação dos documentos legais nacionais, que explicitam os compromissos políticos brasileiros na incessante luta pela conquista da inclusão educacional e também a inclusão social. Os dados mostraram que faz-se necessário desmantelar muitos obstáculos, combater o preconceito e medidas excludentes que dificultam o acesso e a permanência dessas pessoas nessa modalidade de ensino, pois em sua individualidade, todos têm o direito de obter o conhecimento necessário para o seu desenvolvimento. Desta forma foi possível perceber que o professor se encontra como pilar fundamental nesse processo de inclusão, que necessita de preparação para exercer a docência com sensibilidade e excelência para identificar as necessidades de cada aluno e a melhor forma de proporcionar-lhes a desejada e igualitária educação.

Palavras-chave


Inclusão. Educação superior; Acessibilidade; Professor-aluno.

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v11.esp2.p1017-1033



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Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

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