Acessibilidade na educação superior também envolve o trabalho pedagógico

Autores

  • Eliane Aparecida Piza Candido UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP
  • Claudia Regina Siena do Nascimento UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP
  • Morgana de Fátima Agostini Martins UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.esp2.p1017-1033

Palavras-chave:

Inclusão. Educação superior, Acessibilidade, Professor-aluno.

Resumo

Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a inclusão na Educação Superior e as práticas pedagógicas que podem contribuir para a realização dessa inclusão, salientando a dívida histórica que o Brasil possui baseada na exclusão e segregação de pessoas com deficiência que estão em constante luta por seus direitos, que sendo pouco a pouco garantidos têm um maior foco na Educação Básica e, atualmente, objetiva envolver de forma mais efetiva a Educação Superior. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou como procedimento metodológico um levantamento bibliográfico sobre o tema, bem como a verificação dos documentos legais nacionais, que explicitam os compromissos políticos brasileiros na incessante luta pela conquista da inclusão educacional e também a inclusão social. Os dados mostraram que faz-se necessário desmantelar muitos obstáculos, combater o preconceito e medidas excludentes que dificultam o acesso e a permanência dessas pessoas nessa modalidade de ensino, pois em sua individualidade, todos têm o direito de obter o conhecimento necessário para o seu desenvolvimento. Desta forma foi possível perceber que o professor se encontra como pilar fundamental nesse processo de inclusão, que necessita de preparação para exercer a docência com sensibilidade e excelência para identificar as necessidades de cada aluno e a melhor forma de proporcionar-lhes a desejada e igualitária educação.

Biografia do Autor

Eliane Aparecida Piza Candido, UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP

Aliina especial

Claudia Regina Siena do Nascimento, UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP

Aluna especial

Morgana de Fátima Agostini Martins, UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados. Faculdade de Educação

Pós-graduação em Educação. Dourados – MS – Brasil

Downloads

Publicado

27/09/2016

Como Citar

CANDIDO, E. A. P.; NASCIMENTO, C. R. S. do; MARTINS, M. de F. A. Acessibilidade na educação superior também envolve o trabalho pedagógico. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp2, p. 1017–1033, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.esp2.p1017-1033. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8940. Acesso em: 28 fev. 2021.